Com o calorão de torrar passarinho que tem feito, fica difícil pensar em ligar o forno, ainda mais um violento como o nosso, que transforma a cozinha numa fornalha. Só dá para enfrentar o suplício se o resultado for certeiro e garantido, como o bolo de laranja com ganache de chocolate de ontem. Para testar receita, nem pensar. Por isso, resolvemos experimentar algo que dispensasse fogão. Claro que se pudesse votar, a redação preferiria mil vezes encontrar um bolinho na mesa do lanche, mas a pasta de atum funcionou muito dignamente e agradou. De abridor de latas na mão, vamos à receita:
Pasta leve de atum
Para cada lata de atum
1/2 cenoura
1/4 de uma cebola média
1 talo de salsão verdinho, novo
2 colheres (sopa) bem cheias de cream cheese (dá + ou – 1/2 embalagem)
Suco de limão, azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto
Nós, aqui, acrescentamos salsinha picada em pedaços miudinhos e também uma boa pitada de sementes de aneto, porque gostamos da surpresa de um gostinho de erva- doce em algumas mordidas
Esta mesma receita pode ser feita com maionese no lugar do cream cheese, mas o todo fica um pouco menos light.
Modo de fazer:
Tire a casca da cenoura e rale o mais fino possível (ou, melhor ainda, compre um pacotinho de cenoura já ralada). Dê uma batida com a faca só para quebrar um pouco os fios da cenoura e reserve.
Lave e corte o talo de salsão em fatias finíssimas. Dê uma batida com a faca para quebrar um pouco as meia luas de salsão. Reserve.
Pique a cebola em quadradinhos finos e pequenos.
Abra a lata (ou latas) e escorra muito bem o atum. Coloque em uma vasilha e se for um pedaço de atum sólido, esmigalhe.
Jogue o cream-cheese sobre o atum, por cima os temperos picados. Misture muito bem. Tempere a gosto, misture novamente. Deixe descansar por uns 15 minutos ou enquanto arruma a mesa. Pegue uma fatia de pão integral ou de centeio, passe uma camada generosa da pasta, cubra com uma folha de alface, coroe com uma rodela de tomate e esconda a maravilha sob outra fatia do pão que tiver escolhido. Voilá! Bom apetite!
Aqui o pinguim exibindo seu pãozinho light:
Fundo musical recomendado para preparar esta receita: