Os grandes personagens da historia dos últimos 150 anos já puderam ter seus rostos capturados pela fotografia e muitos ficaram na memória coletiva com a imagem de seus retratos da velhice, como exemplo o primeiro-ministro Winston Churchill e a rainha Vitória, da Inglaterra.
Esta última reinou por 63 anos sobre o império britânico, recorde que sua trineta, a rainha Elizabeth II, há de quebrar se reinar até 2016.
Lembrada sempre como uma velha senhora austera e rabugenta, também a rainha Vitória teve um dia sete anos de idade, como mostra a carta reproduzida nesta página.
Os mestres da pequena princesa ensinaram cedo a caligrafia aplicada com a qual Vitória teria que escrever regularmente a parentes próximos nos aniversários ou datas oficiais, como era então a praxe entre a realeza europeia. Sobrinha dos reis George IV e William IV, que não tiveram filhos, Vitória já nascera em 1819 herdeira do trono inglês. Criada como tal, a princesa tornou-se rainha com a morte do tio William, em 1837, quando acabara de completar 18 anos.
Essa carta, escrita em 1826 pouco depois que ela aprendeu a escrever, revela já uma letra firme e bem desenhada, orientada por um tutor competente. A menina escreve ao terceiro tio, o duque de York:
A carta foi conservada por descendentes da rainha Vitória como rara relíquia de sua infância, e a última geração desfez-se dela num leilão em Londres em 2009.
Clique nas imagens para ampliá-las.