Uma boa história pode ser encontrada em qualquer lugar e em vários formatos: reportagem, livro, podcast, filme, série… Na 22ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty, a piauí e a Netflix, em conjunto com a Janela Livraria e a editora Mapa Lab, vão celebrar as grandes narrativas e as múltiplas formas de contá-las. A Casa de Histórias promoverá encontros diários organizados com base em uma curadoria conjunta.
O endereço é: Rua Dona Geralda, número 140, em Paraty. Ali, entre os dias 10 e 12 de outubro, a piauí reunirá jornalistas da revista e grandes autores para conversar sobre o processo criativo da escrita, levando em conta questões de forma e de conteúdo. Serão cinco mesas de debate por dia, com diferentes assuntos.
A Netflix, estreante na Flip, vai apresentar novidades de suas próximas produções originais baseadas em obras literárias do Brasil e da América Latina. A participação no evento busca explorar o poder das histórias que nascem nas páginas dos livros e ganham vida em novos formatos.
A livraria Janela e o selo Mapa Lab aportam em Paraty pela terceira vez consecutiva com o intuito de promover encontros, reflexões e apostar em novos talentos e outras formas de diálogo entre livros, escritores e leitores. Um dos grandes êxitos da edição do ano passado foi o lançamento da primeira temporada das plaquetes literárias Aqui + Agora, um projeto que envolveu dezoito títulos e quase trinta escritores. Desta vez, será apresentada aos leitores a segunda temporada, com o lançamento de doze títulos nas áreas de ficção, não ficção e poesia.
A Casa de Histórias será um espaço de encontros e conexões para o público apaixonado por grandes narrativas, com entrada gratuita.
PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira, 10 de outubro
- 11/12h – Projeto Querino – A presença negra na construção do Brasil: o jornalista e escritor Tiago Rogero conversa com Tiago Coelho (piauí) e Daniel Bergamasco (piauí).
- 14h/15h – Pssica – Os desafios da adaptação: Elisabetta Zenatti (VP Conteúdo Netflix Brasil), Andrea Barata Ribeiro (O2 Filmes) e Edyr Augusto (autor do livro Pssica, adaptado pela Netflix) conversam com João Batista Jr. (piauí).
- 15h30/16h30 – Afetos + Sonhos [plaquetes]: Clarisse Escorel, Estevão Ribeiro, Eugênia Ribas-Vieira, Fernanda Moreira e Ieda Magri conversam com Mateus Baldi.
- 17h/18h – Leituras da piauí: a escritora Luciany Aparecida e a editora Fernanda Dias conversam com Emily Almeida (piauí) sobre Mata doce, um romance épico feminino.
- 18h30/19h30 – A língua viva: Amara Moira e Jana Viscardi conversam com Cris Fibe.
Sexta-feira, 11 de outubro
- 11/12h – Os quatro da Candelária – Do noticiário às telas: o diretor Luis Lomenha conversa com Tiago Coelho (piauí) sobre a adaptação de um drama urbano para o audiovisual.
- 12h30/13h30 – O voo da palavra [plaquetes]: os escritores Ruy Castro e Heloisa Seixas conversam com Alcino Leite Neto (piauí).
- 14h/15h – De ontem, de hoje, de amanhã: a escritora camaronesa Léonora Miano conversa com Pedro Pacı́fico.
- 15h30/16h30 – O diabo das províncias – O passado e o presente do romance colombiano: o escritor Juan Cárdenas conversa com Alejandro Chacoff (piauí).
- 17h/18h – Vida + ruas [plaquetes]: os escritores Gaı́a Passarelli, Luiz Antonio Simas, Olı́via Mendonça e Rodrigo Santos conversam com Raquel Cozer.
- 18h30/19h30 – Os perfis da piauí – Modos de fazer: o diretor de redação André Petry conversa com os repórteres João Batista Jr., Ana Clara Costa e Consuelo Dieguez. Mediação de Alejandro Chacoff.
Sábado, 12 de outubro
- 11/12h – A demarcação de telas – uma conversa sobre cinema e Amazônia: a ativista indígena Txai Suruí conversa com João Moreira Salles (piauí).
- 14h/15h – Como narrar a crise climática: os escritores Natalia Borges Polesso e Pablo Casella conversam com Bernardo Esteves (piauí).
- 15h30/16h30 – Nas entrelinhas da perda: narrativas sobre o luto: os escritores Daniel Dornelas, João Anzanello Carrascoza e Natalia Timerman conversam com Leonardo Neto.
- 17h/18h – Rádio Novelo – O fio da meada: o escritor e sociólogo Evandro Cruz Silva conversa com Branca Vianna (Novelo).
- 18h30/19h30 – Ficção + Memória [plaquetes]: os escritores Eliana Alves Cruz, Felipe Charbel, Priscila Sztejnman e Stephanie Borges conversam com Cláudia Lamego.
Domingo, 13 de outubro
- 12h/13 – Entre dois mundos: a escrita autobiográfica como porta de entrada e saída do passado. Uma conversa de Édouard Louis com José Henrique Bortoluci e Thallys Braga (piauí)