A primeira mesa da Maratona Piauí CBN de Podcast vai abordar um formato específico de programa: o podcast narrativo. São programas jornalísticos roteirizados a partir de técnicas que nasceram nas histórias de ficção. Algumas práticas como o turning point e o plot twist, comumente usados em filmes e séries de tevê, são aplicados nas histórias narradas em áudio.
Além da edição e da abordagem dos personagens, o tom da narração, o uso momentos de silêncio, a inserção de ruídos e a trilha sonora são importantes para esses programas, e isso envolve um investimento de tempo e dinheiro em pesquisa e produção.
O podcast Presidente da Semana é um desses exemplos. Foi uma série de sucesso do jornal Folha de S.Paulo em parceria com o Spotify sobre a história dos chefes de estado brasileiros. Rodrigo Vizeu, jornalista que assinou o projeto, conta que dedicou manhãs, madrugadas e finais de semana conciliando o podcast com o trabalho na editoria de política do jornal. Com a experiência, uma das lições que ele diz ter aprendido é planejar uma certa quantidade de episódios antes de estrear a série. “A rotina de produção do Presidente da Semana foi insana. Foi aos trancos e barrancos, mas deu tudo certo”, conta Vizeu.
Já Sarah Azoubel, do 37 Graus, conta que em cada episódio do programa são contadas duas histórias, uma que está sendo documentada e outra, em paralelo, de como os jornalistas chegaram até ali. E para isso, a construção do roteiro é a parte mais importante do processo:“Nós buscamos personagens, trajetórias e cenas que sejam capazes de conduzir a narrativa. Nesse processo, procuramos entender o tema fazendo uma pesquisa ampla na literatura acadêmica, em reportagens, livros, etc.”
Além de Sarah e Rodrigo, a mesa contará com Gabriela Viana, que produz e apresenta o programa Vozes: Histórias e Reflexões, da CBN. O programa estreou em novembro do ano passado e reúne convidados que falam de um só tema e compartilham suas histórias. O Estatuto do Desarmamento, distúrbios de imagem e erros médicos já foram alguns dos assuntos abordados no podcast que é quinzenal e está na segunda temporada.
Quem media essa conversa é Paula Scarpin, diretora de conteúdo da Rádio Novelo.