questões eleitorais

Poder360 e piauí farão debate presidencial no YouTube

Evento reunirá os cinco candidatos mais bem colocados nas pesquisas

19jul2018_17h42

O portal Poder360 e a piauí realizarão em 18 de setembro, a partir das 10 horas, um debate com cinco candidatos à Presidência da República. O encontro ocorrerá no YouTube Space, no Rio de Janeiro, e será transmitido ao vivo pelos canais da piauí e do Poder360 no YouTube. Outros sites de notícia, as páginas dos partidos e dos candidatos e demais interessados poderão transmitir o evento simultaneamente.

Representantes dos pré-candidatos das campanhas do PDT, PSDB, PSL, Rede Sustentabilidade e PT firmaram compromisso de participar do debate em reunião com jornalistas do Poder360 e da piauí nesta quinta-feira (19). As regras serão detalhadas pelas partes nas próximas semanas.

O debate será o primeiro transmitido pelo YouTube no Brasil voltado exclusivamente para a internet. O canal de vídeos já hospedou eventos semelhantes, mas em parceria com veículos de comunicação tradicionais. O evento da internet, por não envolver concessões públicas de canais, dispensa a obrigação de que se sigam as regras impostas pela Legislação Eleitoral, como ocorre no caso de emissoras de rádio e tevê.

No caso do debate em streaming, que terá a responsabilidade editorial da piauí e do Poder360, prevalecerão critérios jornalísticos sobre as regras da Justiça Eleitoral. A opção de convidar apenas cinco presidenciáveis favorece o confronto de ideias e permite que o eleitor aprofunde seu conhecimento sobre os candidatos e suas propostas. Haverá perguntas de jornalistas, candidatos confrontando adversários diretamente, questionamentos de youtubers e limites de tempo mais flexíveis para que cada um faça perguntas e responda.



Os participantes foram definidos com base no desempenho das principais pesquisas de intenção de voto. No caso do PT, considerou-se o percentual de intenção de votos de Luiz Inácio Lula da Silva (que cumpre pena em razão de condenação na Lava Jato) e o potencial de transferência de voto do petista para eventual substituto na corrida presidencial. Tem-se a expectativa de que até a data do debate o representante do PT já esteja definido.

*

Atualização em 10.09:

O debate organizado pela piauí e pelo Poder360 entre os mais bem colocados candidatos a presidente e que seria transmitido pelo YouTube foi cancelado pelos organizadores após o atentado contra Jair Bolsonaro.

Os organizadores mantêm o interesse de realizar o debate no segundo turno, com as mesmas regras e formato inovadores.

Leia também

Relacionadas Últimas

Estupro não é sobre desejo, é sobre poder

Em 70% das ocorrências de violência sexual no Brasil em 2019, vítimas eram crianças ou pessoas incapazes de consentir ou resistir - como na acusação contra Robinho na Itália

“Meu pai foi agente da ditadura. Quero uma história diferente pra mim”

Jovem cria projeto para reunir parentes de militares que atuaram na repressão

Engarrafamento de candidatos

Partidos lançam 35% mais candidaturas a prefeito nas cidades médias sem segundo turno para tentar sobreviver

Bons de meme, ruins de voto

Nomes bizarros viralizam, mas têm fraco desempenho nas urnas

Perigo à vista! – razões de sobra para nos preocuparmos

Ancine atravessa a crise como se navegasse em águas tranquilas, com medidas insuficientes sobre os efeitos da pandemia

Retrato Narrado #4: A construção do mito

De atacante dos militares a goleiro dos conservadores: Bolsonaro constrói sua história política

A renda básica, o teto de gastos e o silêncio das elites

Desafio é fazer caber no orçamento de 2021 um programa mais robusto que o Bolsa Família e mais viável em termos fiscais que o auxílio emergencial

A culpa é de Saturno e Capricórnio, tá ok?

Como Maricy Vogel se tornou a astróloga preferida dos bolsonaristas 

Mais textos
4

A metástase

O assassinato de Marielle Franco e o avanço das milícias no Rio

6

Do Einstein para o SUS: a rota letal da covid-19

Epidemia se espalha para a periferia de São Paulo justamente quando paulistanos começam a abandonar isolamento social

8

Assista a um trecho da mesa com Nikil Saval no Festival Piauí de Jornalismo

Nikil Saval é editor e membro da mesa diretora da revista literária n+1, revista de literatura, cultura e política, publicada em versão impressa três vezes ao ano.
Saval esteve em novembro no Festival Piauí de Jornalismo e conversou com os jornalistas Fernando de Barros e Silva e Flávio Pinheiro. 

9

Histórias da Rússia

Uma viagem pelo país da revolução bolchevique, cem anos depois

10

Em duas estratégias, um êxito e uma ópera trágica

Como a China barrou a transmissão do coronavírus enquanto a Itália tem mais mortes em metade do tempo de epidemia