=igualdades
PP é o partido que mais ganhou vereadores; PSDB o que mais perdeu
Amanda Gorziza, Lianne Ceará, Pedro Siemsen e Renata Buono

Comparado aos números absolutos da eleição proporcional de 2016, o PP é o partido que mais ganhou vereadores – são 1.603 progressistas ocupando cadeiras em Câmaras municipais de todo o Brasil. Na eleição de 2016, o partido chegou a ser o terceiro que mais elegeu vereadores, com 4.739 no total, ficando atrás do MDB e PSDB. Já este ano, ocupa o segundo lugar entre as siglas com maior número de cadeiras em todo o país, com 6.342. O primeiro colocado é o MDB mas, ao contrário do PP, elegeu menos vereadores em 2020 – eram 7.563, agora, 7.327.
O efeito de decrescimento também atingiu o PSDB, que teve 999 vereadores a menos com relação a 2016. Naquele ano, o partido elegeu 5.364 e era o segundo partido com maior número de vereadores. Na eleição de 2020, 4.365 candidatos foram eleitos pela sigla, que foi ultrapassada pelo PP e PSD, ficando em 4º no ranking nacional do Legislativo.
Dos 33 partidos brasileiros, apenas 11 cresceram no número de vereadores, são eles: PP, DEM, PSD, Republicanos, PODE, Avante, PL, PSL, Patriota, PSOL e Novo.
Fonte: ASK-AR a partir de dados do TSE

Amanda Gorziza (siga @amandalcgorziza no Twitter)
Estagiária de jornalismo na piauí

Lianne Ceará (siga @lianneceara no Twitter)
Estagiária de jornalismo na piauí
Pedro Siemsen
É fundador do Pindograma, site de jornalismo de dados, e estudante de história na Universidade de Columbia, em Nova York

Renata Buono (siga @revistapiaui no Twitter)
Renata Buono é designer e diretora do estúdio BuonoDisegno