=igualdades
Praia Grande teve mais movimento no Ano-Novo que no Carnaval pré-pandemia
Emily Almeida, Amanda Gorziza e Renata Buono

Apesar da pandemia, o movimento nas praias foi intenso nas festas de final de ano. Praia Grande (SP), por exemplo, foi a cidade que teve o maior aumento na circulação de pessoas no dia 1º de janeiro de 2021. Foi por lá que Jair Bolsonaro passeou de barco e se juntou a uma multidão de banhistas na areia – muitos estavam sem máscaras de proteção, incluindo o presidente. Em comparação com a média do período pré-pandemia, a cidade teve aumento de 700% no fluxo de pessoas no Ano-Novo. A administração de Praia Grande decidiu manter as praias abertas nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, após o governo do estado anunciar que não se responsabilizava pela fiscalização dos municípios da Baixada Santista.
Em 24 de fevereiro, no Carnaval de 2020, quando ainda não havia coronavírus no Brasil, o aumento da movimentação nas praias do município paulista havia sido de 168% em relação à média diária. Ou seja, o movimento em Praia Grande no Ano-Novo foi quatro vezes maior que o registrado no Carnaval.
Pela primeira vez desde 4 de setembro, o estado de São Paulo registrou mais de 200 óbitos diários por Covid-19. O dado leva em conta a média móvel de mortes dos últimos sete dias. Além disso, o número de pacientes internados no estado chegou a 12,3 mil no sábado (9), maior patamar desde 16 de agosto.
Fonte: Relatórios de Mobilidade da Comunidade do Google

Emily Almeida (siga @emilycfalmeida no Twitter)
Repórter da piauí

Amanda Gorziza (siga @amandalcgorziza no Twitter)
Estagiária de jornalismo na piauí

Renata Buono (siga @revistapiaui no Twitter)
Renata Buono é designer e diretora do estúdio BuonoDisegno