Ao longo do século XX, o ensino superior se expandiu no Brasil sem garantir o amplo acesso dos mais pobres à universidade. A mudança começou a partir dos anos 2000, com políticas de ação afirmativa no ensino superior, e os mais pobres ocuparam cada vez mais espaço nas universidades. Em 1995, estudantes originários dos 20% mais pobres da população representavam 1% do total de alunos; em 2015, eram 6%, segundo os dados do Inep analisados pelo pesquisador Adriano Senkevics.
Esse ritmo de avanços, porém, estagnou a partir de 2016, mostra a análise de Senkevics. Em 2019, dado mais atual, os 20% mais pobres ocupavam apenas 5 a cada 100 vagas.
“A estagnação na inclusão dos mais pobres após 2015 é mais uma evidência de que este segmento é o mais afetado pela crise e recessão econômica. Desemprego, queda dos rendimentos e perda de poder aquisitivo são três fatores que comprometem a frequência dos mais pobres à universidade”, afirma o pesquisador.
Fonte: Caderno de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais do Inep