Embora os Estados Unidos sejam o país que mais vacinou contra a Covid-19 em números absolutos, Israel lidera no quesito proporcional. Até 20 de janeiro, os israelenses aplicaram 354,5 doses a cada mil habitantes; nos Estados Unidos, foram 50 doses a cada mil pessoas. Ou seja, em relação à população, Israel vacinou sete vezes mais que os Estados Unidos.
O sucesso da vacinação em Israel se deve a realização de diversos contratos para a obtenção de uma grande quantidade de doses da vacina desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech. De acordo com o governo, serão divulgados os resultados da vacinação no país em um estudo sobre o imunizante. Israel também lidera como país que mais imunizou sua população. Até 20 de janeiro, 27% dos habitantes foram vacinados com ao menos uma dose.
Entretanto, a postura de Israel com relação à vacinação vem sendo questionada. Apesar do país já ter vacinado um número significativo de sua população, os palestinos de Gaza e da Cisjordânia não foram contemplados no programa de imunização.
Fonte: Our World In Data