A vacinação contra a Covid-19 é a única solução viável para dar fim à pandemia. No dia 17 de janeiro, o Brasil finalmente começou a vacinar sua população. Com isso, entrou tardiamente no rol de mais de cinquenta países que já haviam começado suas campanhas de imunização. Ao todo, esses países concentram 56% da população mundial. Isso significa que 44% da humanidade não tem, até agora, acesso a uma vacina contra a Covid.
Enquanto nas regiões mais ricas do planeta, como a Europa, a grande maioria dos países já iniciou a vacinação, a África vive um cenário desolador. As Ilhas Seychelles é o único país do continente a ter iniciado uma campanha de vacinação contra a Covid-19. Os Emirados Árabes Unidos doaram ao arquipélago cerca de 50 mil doses da vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinopharm.
Para diminuir a desigualdade no acesso às vacinas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolveu um projeto chamado Covax, que tem por objetivo fornecer imunizantes para países mais pobres. O Brasil é um dos participantes da iniciativa. O programa garante vacinar 20% da população vulnerável do mundo – isto é, profissionais da saúde e doentes. A previsão da OMS é que sejam distribuídas 145 milhões de doses no primeiro trimestre de 2021.
Fonte: Our World In Data