Assim como a riqueza, as dívidas no Brasil se concentram na mão de poucos. Apenas quatro igrejas concentram, juntas, 305 milhões de reais em dívidas com a União – o equivalente a mais que um quinto da dívida de todas as igrejas e associações religiosas do país. Os devedores em questão são a Igreja Internacional da Graça de Deus (145,3 milhões de reais a pagar), a Igreja Mundial do Poder de Deus (90,5 milhões), a Igreja Apostólica Renascer em Cristo (33,4 milhões) e a Associação Vitória em Cristo (35,7 milhões de reais).
A dívida total das igrejas com a União é de ao menos 1,3 bilhão de reais, segundo os dados da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. É uma dívida formada sobretudo por tributos não pagos à Previdência – em geral, contribuições ao INSS que as igrejas deixaram de recolher. Mas também entram para essa conta impostos devidos à Receita Federal, multas criminais e valores não pagos ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Com isso, a dívida das igrejas chega a ser quase o triplo do que devem todos os clubes de futebol de São Paulo e Rio de Janeiro. Juntos, mais de cem times acumulam uma dívida de 491 milhões de reais com a União. O maior devedor nesses dois estados é o Corinthians, cuja dívida beira atualmente os 150 milhões de reais.
Fonte: Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.