Este quibe chegou até a Cozinha Transcendental através da Paulinha S. nossa setorista de comidas de avó. Paula foi convidada para um jantar na casa de seu amigo Willian Vieira, adorou o quibe que ele serviu, imediatamente lembrou dos nossos almoços aqui na redação e pediu a receita.
Willian conta que foi ajustando e adaptando o melhor das receitas que provou durante o período sabático que passou viajando pela Ásia até chegar a esta versão, considerada a ideal.
Testamos a receita durante o fechamento da edição 70 de piauí (que está ótima, por sinal) e concluímos que é realmente muito gostosa, fácil de fazer, e rápida. Para o nosso almoço, escolhemos uma salada de batatas cozidas fresquinha para acompanhar o quibe. A combinação foi aprovada por todos e imediatamente passou a constar do nosso cardápio de fechamento. Vejam como ficou:
Quibe com abóbora ralada – receita do Willian
PARA A MASSA
1/2 kg de carne moída (patinho, bem limpo e sem gordura. Peça ao açougueiro para moer duas vezes)
1 1/2 xícara (chá) de trigo para quibe já umedecido por meia hora, bem escorrido (se tiver e quiser um gosto mais acentuado, deixe o trigo de molho em caldo de galinha, fica ótimo)
2 xícaras (chá) de folhas de hortelã fresca, bem picadinhas
1 cebola picada em pedaços bem miudinhos
1 colher (chá) de pimenta-síria
2 colheres (chá) de sal
2 xícaras de abóbora crua ralada e muito bem espremida
(a abóbora deixa o quibe mais macio e molhadinho)
PARA O RECHEIO
1/2 kg de carne moída (idealmente alcatra; para simplificar, usamos o mesmo patinho da massa e deu certo)
2 cebolas médias picadas em pedaços bem miudinhos
1 colher (chá) de pimenta-síria
3 colheres (sopa) de folhas de salsinha e hortelã picadas bem miudinho
3 colheres (de sopa, generosas) de azeite
1/2 xícara (chá) de nozes picadas
1 colher (chá) de sal
A primeira coisa é colocar o trigo de molho. Como o trigo incha bastante, ponha um pouco mais de 1 xícara em uma vasilha com água para conseguir as duas xícaras que a receita pede. Enquanto o trigo cresce, vá preparando os demais ingredientes.
MODO DE FAZER
Rale a abóbora num ralador comum, depois esprema bem num pano para evitar que solte água e com o calor do forno se forme uma poça no fundo da assadeira.
Misture todos os ingredientes da massa e prove para ver se o sal e a pimenta estão a gosto. Se for necessário acrescentar mais, amasse mais um pouco para incorporar tudo.
RECHEIO
Refogue bem a cebola no azeite, depois coloque a carne, a pimenta e o sal. Assim que a carne perder o tom vermelho, desligue o fogo, acrescente as nozes e os temperos verdes, misture tudo e tampe a panela.
Espalhe metade da massa no fundo da assadeira, cubra com o recheio e em seguida cubra com restante da massa.
Asse em forno médio por uma meia hora ou até que o quibe apresente um tom dourado. Para vocês terem ideia de quantidade, dobramos a receita e o resultado foi suficiente para alimentar 12 pessoas muito bem. E ainda sobrou para o lanche!
VARIAÇÕES
1 – Como a carne nos pareceu muito magra, acrescentamos à massa duas colheres de sopa cheias de manteiga. É facultativo, claro. Quem preferir um quibe mais magro deve evitar acrescentar a manteiga.
2 – Quem preferir um quibe ainda mais molhadinho pode:
– Picar tomates em cubinhos, temperar com azeite, sal e pimenta e espalhar sobre o recheio antes de cobrir.
– Substituir as nozes por snoobar (parece um pignoli) e espalhar algumas colheradas de coalhada seca sobre o recheio.
Fundo musical recomendado para preparar uma bela bandeja de quibe assado:
SALADA DE BATATAS da Piauí:
INGREDIENTES:
Ovos cozidos picados (usamos 4)
Batatas (fizemos 1 1/2 kg)
Vinagre
Sal
Azeite muito bom
Pimenta do Reino
Um belo maço de Endro / Dill / Aneto fresco
Descascar as batatas e cozinhar inteiras em água (o quanto baste para cobrir a quantidade de batatas) temperada com vinagre e sal em quantidade suficiente para que ao provar a água, o sabor do vinagre e do sal fique bem evidente.
Enquanto a batata cozinha, lave os ramos de dill e ponha para secar sobre um papel absorvente.
Assim que estiverem cozidas, retire e escorra as batatas. Corte em cubos grandes e tempere ainda quente, assim:
As batatas absorvem o sal e o vinagre da água e por isso, antes de salgar, prove e se necessário, acrescente mais sal.
Corte as hastezinhas/folhinhas de dill com uma tesoura e misture com a batata. Acrescente os ovos cozidos picados e misture. Acrescente pimenta do reino a gosto, bastante azeite e misture bem. Pronto!
A salada fica ótima também com camarões. Basta refogar camarões (sem casca e limpos) com um pouco de alho picadinho em azeite e acrescentar o conjunto ainda quente, inclusive o azeite do refogado, às batatas quentes antes de temperar.