minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos
=igualdades

Reeleição que funciona

Amanda Gorziza, Lianne Ceará, Marcos Amorozo, Hellen Guimarães e Renata Buono | 27 nov 2020_19h10
A+ A- A

A reeleição foi alta em todo país. No primeiro turno, 1.714 candidatos ao Executivo conseguiram se reeleger – 55,8% do total de concorrentes. Em Mato Grosso Sul, dos 29 prefeitos que disputavam a reeleição, 75,9% conseguiram continuar no cargo – é o estado com maior taxa de reeleição. O Pará tem a menor taxa de reeleição (38,9%), mas ainda é alta – de 54 concorrentes, 21 foram reeleitos.

Se analisadas as taxas de reeleição por região do território brasileiro, a tendência é a mesma. Dos 344 concorrentes para o Executivo em cidades do Sul do país, 64,5% conseguiram continuar no mandato – essa é a região com maior taxa de reeleição. Já no outro extremo, o Norte tem uma rotatividade um pouco maior nos cargos. Dos 186 concorrentes, 92 se reelegeram, ou seja, a taxa de reeleição é de 49,4% – mas mesmo assim é alta.

Das sete capitais que elegeram seus representantes no primeiro turno, seis tiveram os prefeitos reeleitos. A exceção foi Bruno Reis (DEM), em Salvador – mas ele era o vice do prefeito anterior.

Fonte: Justiça Eleitoral / Tabulação: ASK-AR

Assine nossa newsletter

Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí