Festival Piauí GloboNews de jornalismo

Seymour Hersh e o massacre de My Lai

Em 1969, a Guerra do Vietnã se arrastava por 14 anos e ainda contava com o apoio da maioria dos americanos. Naquele ano, o jornalista Seymour Hersh recebeu de uma fonte sigilosa a informação de que um oficial do exército americano seria julgado como responsável pelo massacre de civis em uma aldeia no Vietnã.

25ago2015_17h49
Dispatch News Service
Dispatch News Service

Em 1969, a Guerra do Vietnã se arrastava por 14 anos e ainda contava com o apoio da maioria dos americanos. Naquele ano, o jornalista Seymour Hersh recebeu de uma fonte sigilosa a informação de que um oficial do exército americano seria julgado como responsável pelo massacre de civis em uma aldeia no Vietnã.

Hersh viajou para a base militar de Fort Benning, na Geórgia, para entrevistar o tenente William Calley, que comandou o pelotão de infantaria responsável pela morte de 109 civis vietnamitas, principalmente mulheres e crianças, na província de My Lai. Depois de conseguir o relato de Calley, Seymour Hersh começou a escrever a reportagem no voo de volta para Washington.

O jornalista ofereceu a história para diversas publicações e todas declinaram. Hersh enviou então a reportagem para a agência . A reportagem foi publicada no dia 12 de novembro de 1969 e revelou aquele que é considerado o maior assassinato de civis cometido pelo exército dos Estados Unidos no Vietnã.

A revelação do massacre de My Lai provocou o declínio do apoio público à participação dos Estados Unidos na guerra. Em 1970, Seymour Hersh lançou o livro My Lai 4: A Report on the Massacre and Its Aftermath. No mesmo ano, ganhou o prêmio Pulitzer na categoria de melhor reportagem internacional pelo caso My Lai.

Leia a reportagem clicando aqui.



Leia Também

Últimas Mais Lidas

Acompanhe a transmissão ao vivo da segunda Maratona Piauí CBN de Podcast

Encontro está sendo transmitido em áudio e em vídeo nos sites e redes sociais da piauí e da CBN

A história e os bastidores do Foro de Teresina

Apresentadores relembram início do programa, que completa um ano esta semana

Conteúdo patrocinado e anunciantes estão entre os principais modelos de financiamento

Diretor da CBN diz que programas em áudio são caminho para formar novos ouvintes

Interação com o público ajuda a ganhar e manter audiência

Fidelidade de ouvintes pode se transformar em financiamento coletivo e ajudar a manter podcasts

Os desafios e a rotina de contar histórias em podcast

Roteiro capaz de amarrar narrativas é segredo para um bom programa; dificuldade de financiamento é cotidiana

Mais textos
6

As quatro voltas – redescoberta do cinema

Uma particularidade notável de As quatro voltas – tradução infeliz de Le quattro volte, que deveria ter sido traduzido por As quatro vezes –, exibido na mostra Foco Itália do Festival do Rio, é a sintonia perfeita entre tema e estrutura narrativa. Registro acurado da vida em um vilarejo isolado no alto de uma montanha, só identificado nos créditos finais como sendo Caulonia, na Calábria, o filme dirigido por Michelangelo Frammartino trata de ciclos vitais narrados de forma cíclica.

8

Governo restringirá entrada de haitianos e peemedebistas no estado brasileiro

ACRE – Alarmado com a invasão de haitianos e deputados da base aliada em todos os quadrantes do Brasil, o governo decidiu adotar medidas emergenciais para evitar o pior. “Segundo informações colhidas pela Abin, só ontem entraram no país, pela fronteira do Peru, duzentos haitianos, e na Petrobras, pelo gabinete do deputado Inocêncio de Oliveira, 508 assessores do PR”, informou o general Pires Rebelo, comandante da Agência Nacional de Defesa.