Somos todos fãs de arroz e feijão com carne moída, e hoje resolvemos colorir o nosso almoço e o dia cinzento de inverno (no Rio, o inverno é principalmente uma questão de cor). Em substituição ao querido chuchu refogado, resolvemos desenterrar um monumento da cozinha caseira e fizemos uma bela panela de abóbora refogada, alegre e brilhante. O sucesso foi grande, e apesar de a receita ser simplíssima, alguns de nós nunca tinham feito este prato. Atendendo a consultas de “essa vai para o blog?”, segue a receita.
E por falar nisso, se fizerem alguma das receitas de Cozinha Transcendental, por favor, contem como foi: se deu certo, se fez sucesso, se sentiram falta de alguma explicação. O pessoal da redação comenta o resultado quando faz alguma receita, mas gostaríamos de saber também o que acham as nossas visitas. Se der para mandar foto, melhor ainda. Mas voltemos às abóboras.
Abóbora refogada
Ingredientes:
óleo de canola
100 gramas de manteiga
1 cebolona picada em quadradinhos
1 colher de chá de açafrão da terra
1 1/2 kg de abóbora descascada e cortada em pedaços grandes (uns 4 cm, digamos). Procure deixar os pedaços mais ou menos iguais para, evitar disparidade no cozimento
salsinha picadinha
pimenta-do-reino
sal
50 gramas de queijo ralado
Noz-moscada
Canela em pó
Modo de fazer
Coloque umas 3 colheres de óleo de canola em uma panela e leve ao fogo médio
Quando o óleo estiver quente coloque a manteiga e espere derreter (mas não deixe queimar)
Coloque a cebola em pedacinhos e refogue até que fiquem transparentes
Coloque o açafrão da terra e misture bem
Deixe refogar por uns 3 ou 4 minutos
Acrescente os pedaços de abóbora e misture debaixo para cima para garantir que todos os pedaços fiquem envolvidos pela mistura de temperos
Tampe a panela, mas fique de olho. Quando notar que alguns pedaços estão derretendo (sempre acontece, infelizmente) e outros a caminho de cozinhar, desligue o fogo. Acrescente pimenta moída na hora, uma ralada leve de noz-moscada, a salsinha picadinha, sal (mas um pouquinho a menos do que o perfeito). Misture. Coloque um pouco de canela em pó na palma da mão, assopre sobre a abóbora e tampe a panela. Os pedaços quase cozidos vão cozinhar no calor da panela tampada.
Deixe por uns cinco minutinhos. Acrescente o queijo ralado, misture e sirva.
Aqui o pinguim mostra como ficou o prato:
Fundo musical recomendado para a abóbora. E para esperar e-mails.