Durante os fechamentos todos consumimos chá e café em quantidades consideráveis, portanto as fornadas de biscoitinhos são sempre muito bem recebidas. Como ficam prontos num segundo, dá para escapar mesmo quando a coisa tá pegando fogo. A outra vantagem é o perfume divino, capaz de elevar os ânimos.
Biscoitos com especiarias
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de sopa de canela em pó (generosas)
2 colheres de chá de gengibre em pó (niveladas)
1 colher de chá de cravo em pó (nivelada)
1 colher de chá de sal (comedida)
1/2 colher de chá de fermento em pó
120 gramas de açúcar mascavo
1 ovo grande
100 gramas de manteiga em temperatura ambiente
Misture os seis ingredientes secos em uma vasilha.
Bata na batedeira o açúcar mascavo e a manteiga até obter um creme. Acrescente o ovo e bata até que a mistura fique com ar de chantilly. Junte os ingredientes secos aos poucos, batendo devagar. Quando uma leva estiver incorporada, acrescente mais. Não bata por muito tempo, pare assim que notar que a massa está uniforme. Divida a massa em 4 bolas. Estenda um bom pedaço de filme plástico na mesa, coloque bola de massa, cubra com outro pedaço de filme, achate a massa com as mãos e abra com o rolo até formar uma pizza de espessura de uns 3 mm. Empilhe as "pizzas" em uma bandeja e deixe na geladeira de 30 minutos a uma hora. Nós deixamos de um dia para outro porque a revista não permitiu fazer os biscoitos no horário recomendado pela receita e acabamos esquecendo na geladeira. Correu tudo bem. No dia seguinte, cortamos e os levamos ao forno pré-aquecido em temperatura média, até que as bordas dos biscoitos começassem a querer amorenar, coisa rápida. No nosso forno selvagem isso aconteceu em 4 ou 5 minutos. Em um forno normal deve levar uns 8 minutos.
Os biscoitinhos ficaram crocantes e foram considerados muito bons. Não chegaram a desbancar os biscoitos do Francisco na preferência da redação, mas chegaram bem perto. Aqui o pinguim e a fornada:
Fundo musical recomendado para fazer os biscoitinhos e estabelecer que o convite para um chá pode ser muito sexy.