Hoje foi dia de visita aqui na redação. Jayme Fernandes, médico de uma ONG maravilhosa, Dndi, que desenvolve remédios para tratar as doenças negligenciadas pelos grandes laboratórios (tipo leishmaniose, aquela da lição de escola mas que ainda existe firme, forte e mata) veio almoçar conosco. Caprichamos no PF: arroz, feijão, carne moída com abóbora, farofa de ovo. Pensando no elemento vegetariano da redação, resolvemos arriscar um maravilhoso suflê de chuchu, receita-presente de Neles (pronuncie Néles), uma cozinheira super-mega-extra-plus de mão cheia.
Ficou bonito fez sucesso e não é nada complicado fazer. Vejam só:
Suflê de Chuchu da Neles
Ingredientes:
2 chuchus
1 cubinho de caldo de legumes
Sal se necessário
Pimenta do reino e salsinha picadinha a gosto
Creme:
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 litro de leite integral (para usar o quanto baste – em torno de 3 copos cheios)
nóz moscada (optativo)
3 colheres de queijo parmesão
3 ovos
Modo de Preparar:
Pique ou rale o chuchu em ralo grosso, refogue com as cebolas no azeite e acrescente um caldo de legumes. Refogue até ficar al dente. Prove e corrija o tempero, desligue o fogo, tampe a panela e reserve.
Ligue o forno no médio.
Agora faça um creme com a manteiga, farinha de trigo e o leite, assim: derreta a manteiga, acrescente a farinha de trigo e refogue por uns minutinhos. Em fogo baixo, acrescente o leite aos poucos mexendo sempre até obter um creme lisinho e aveludado. Depois do creme pronto, desligue o fogo, acrescente o queijo ralado, duas gotas de limão. Misture o creme ao chuchu e deixe esfriar.
Depois de frio, acrescente salsinha picada miudinho e pimenta do reino a gosto, reserve. Agora é hora de separar gemas e clara. Bata ligeiramente as gemas e reserve. Bata as claras em neve. Quando as claras estiverem firmes, com muita delicadeza misture as gemas. Misture os ovos nevados cuidadosamente ao chuchu, coloque em um refratário e leve ao forno (que a esta altura estará na temperatura perfeita) até corar. Sirva em seguida, quentinho.
Aqui o pinguim com o prato padrão da redação em dias de arroz e feijão. Note entre os itens o suflê da Neles (pronuncie Néles).
Fundo musical recomendado pela Neles para preparar um suflê tão gostoso quanto o que ela faz: