Equals é uma das bandas que eu mais gosto. Sinto uma influência grande deles em muitas coisas que foram feitas mais tarde. The Clash, por exemplo, gravou Police on my back anos depois .
Tudo começou em 1965 com dois londrinos, dois jamaicanos e Eddy Grant [foto acima], que nasceu na Guiana, e deveria ser um peixe fora d’água na época. Mesmo assim, o sucesso de Baby come back levou a banda a pode seguir carreira até que Eddy Grant, principal compositor da banda, sofresse com um problema nos pulmões e voltasse pra Guiana, começando depois uma carreira solo que é muito mais conhecida por aqui.
A importância dos Equals é certamente subestimada. A mistura de Rock, Soul, Calypso e Reggae dez anos antes dos punks ventilarem a ideia, deixa os Equals com mesmo grau de importância dos Stooges em termos de pioneirismo.
Só isso já seria de uma relevância gigante, mas Eddy Grant continuou. Vou falar pouco de sua carreira solo aqui, por ser mais conhecida, mas dou essa palhinha abaixo só pra lembrar;
Eddy fundou a Ice Records, lançando novos talentos e relançando para catálogo algumas das gravações que mais gosto de Calypso, como Mighty Sparrow e Lord Kitchener. Vida longa a Eddy Grant, ele é com certeza um dos maiores de todos os tempos.