Esta foi a receita servida no almoço do sábado do Festival da Piauí, acompanhada pela salada de batatas com endro predileta da redação, uma barreira de queijo chanclich temperado com azeite, zatar e tomatinhos doces. Este trigo pode ser servido com frango grelhado na brasa e fica uma perfeita maravilha.
É muito simples fazer este trigo, simples como fazer arroz branco. Quem quiser caprichar ao extremo, pode substituir a água por caldo de carne ou de galinha feito em casa.
Trigo dourado grosso
2 xícaras (chá) de trigo grosso
1 cebolona (ou 2 cebolas médias) picada em quadradinhos pequenos
2 colheres (sopa) bem cheias de manteiga
1 colher (sopa) rasa de azeite
1 envelopinho de tempero “Meu segredo”
2 xícaras de água
Modo de Preparo
Num escorredor ou numa peneira, lave muito bem o trigo. Coloque em uma vasilha, cubra com água até chegar a dois dedos acima da superfície do trigo e deixe de molho por 20 minutos. Passado esse tempo, escorra o trigo, que terá inchado bastante.
Coloque em uma panela a colher de azeite e as duas de manteiga, e quando esquentar (sem queimar a manteiga, atenção), junte a cebola e refogue por uns 3 minutos. Acrescente o trigo, o envelopinho de Meu segredo e refogue por mais uns 2 minutinhos. Junte 2 xícaras de água fria. Prove e corrija o sal. Deixe cozinhar por mais uns 15 minutos, em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Quando a água secar totalmente, desligue o fogo e deixe descansar por 10 minutos antes de cobrir com as amêndoas e pignoli e servir.
Para a “cobertura de amêndoas e pignoli”:
Pignoli
Amêndoas em lascas e inteiras
Manteiga
Sal a gosto
Calcule uma quantidade de pignoli, amêndoas em lascas e amêndoas inteiras suficientes para encher 2 xícaras de chá bem cheias.
Retire a casca das amêndoas inteiras. Assim:
Derreta 1 colher de chá de manteiga em uma frigideira pequena e mexa pacientemente os pignoli até que fiquem bem douradinhos e estalando. Repita a operação e doure as amêndoas. Salpique com um pouco de sal e reserve. Os pignoli e amêndoas serão espalhados por cima do trigo cozido antes de servir.
Confira, no vídeo abaixo, como foi a aventura da preparação das marmitas para o Festival Piauí na filial paulistana da Cozinha Transcendental: