Na terça, 19 de junho, enquanto Mohamed Salah fazia, de pênalti, o único gol do Egito na derrota contra a seleção russa, o jornalista pontepretano João Brizzi, a tradutora, escritora e torcedora alvinegra Flora Thomson-DeVeaux e o vascaíno e pesquisador de futebol Alexandre Gontijo foram recebidos pelo botafoguense João Moreira Salles, no programa sobre a Copa na Rússia que destrincha os caminhos tortuosos do futebol chamado vulgarmente de ruim.
Sem ironia e com afeto para com as seleções zebras desta competição, este segundo episódio explica por quê a Austrália não merece fazer parte do restrito rol de seleções avaliadas pelo TOQVNQENPSSC, e tenta reconhecer o talento aparentemente ainda oculto da equipe marroquina. Continuamos falando de Islândia, Irã e Panamá, mas trazemos o México para a conversa com a participação da geóloga Adriana Alves, que explica se o gol em cima da Alemanha poderia de fato ter feito a Terra tremer.
Neste episódio é introduzida a “Caxirola do Leigo”, que interrompe a conversa toda vez que vem à tona um conceito futebolístico menos difundido, a memória de uma partida remota, ou a menção a um jogador que passa ao largo daqueles que não têm a onisciência de um boleiro como Alexandre Gontijo.
Links citados no programa:
- Nestas reportagens, uma do portal El País e outra do canal ESPN, você vê a bravura das torcedoras iranianas ao tentar assistir aos jogos de futebol.
- Neste vídeo você assiste às imagens da partida em que o então zagueiro rubro-negro Gonçalves faz o gol contra que abre caminho para a vitória alvinegra na Taça Rio de 1989:
- Novamente, recuperamos aqui o link da reportagem na qual Alexandre Gontijo continua se apoiando, desde o primeiro programa, para defender seu argumento sobre a seleção marroquina.
- Nesta sequência você assiste aos lances patéticos que fazem com que João Brizzi não tenha muito respeito pela seleção australiana:
- Esta é a narração do locutor mexicano emocionado com o gol feito em cima da atual campeã mundial:
- E aqui você escuta o narrador islandês emocionado com o pênalti batido por Lionel Messi e defendido pelo goleiro Hannes Thór Halldórsson.
The video that matters now. The icelandic commentator ??? #fyririsland #vikingclap #ISL #WorldCup pic.twitter.com/cpGYrJUEFx
— Joana Patrícia ???? (@joanaplucas) June 16, 2018
- Neste vídeo está a recepção da torcida Islandesa depois da Euro 2016:
- Aqui está o curta estudantil islandês, citado por Flora Thomson-DeVeaux, que envolve um conto, o domínio de Roma a Reforma Protestante e seria uma explicação alternativa para a vitória da Islândia sobre a Argentina:
- Aqui você acessa a página da Padaria Borges, de Bom Jesus de Itabapoana, norte do estado do Rio, considerada uma das 100 melhores padarias do país, segundo eles mesmos.
Quem souber o destino dos galos levados pelos torcedores nigerianos ou ainda quiser mandar seus palpites para o concurso Pé da Tabela, envie um e-mail para toqvnqenpssc@revistapiaui.com.br
Receberemos palpites até às 10h55 do dia 25 de junho, véspera do início da terceira rodada da primeira fase da Copa do Mundo. Todos podem e devem mandar mais de um palpite e quem acertar os três últimos colocados pode ganhar um pinguim de louça da piauí, uma vuvuzela ou uma fotografia do Rubens Barrichello.
Você também pode ouvir o podcast em outras plataformas:
iTunes: clique aqui. SoundCloud: clique aqui. YouTube: clique aqui.-
Stitcher: clique aqui. Feed: é possível acompanhar o TOQVNQENPSSC, por outros agregadores. Para isso, o RSS do podcast é http://toqvnqenpssc.libsyn.com/rss Spotify (em breve)
Está tendo dificuldades para ouvir o podcast? Confira o nosso guia.
Ficha técnica:
Apresentação: Alexandre Gontijo, Flora Thomson-DeVeaux, João Brizzi e João Moreira Salles
Direção: Paula Scarpin
Produção: Mari Faria, Luiza Miguez e Luigi Mazza
Edição: Filipe Di Castro
Finalização e mixagem: João Jabace
Identidade visual: Paula Cardoso
Distribuição: Kellen Moraes, Luigi Mazza e Yasmin Santos
Gravado no estúdio da Rádio Batuta, no Instituto Moreira Salles.