Igualdades

Tem um buraco no meio do caminho

Luigi Mazza, Amanda Rossi e Renata Buono
22out2019_11h15

O Brasil depende muito das rodovias – principal sistema de transporte do país –, mas nem por isso elas são bem cuidadas. A cada 100 quilômetros de pista no país, apenas 14 são pavimentados. E mesmo onde há pavimentação, os problemas são recorrentes, como demonstra a Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) sobre a qualidade das estradas brasileiras em 2019. Do total de 213 mil quilômetros de rodovias pavimentadas no Brasil, o estudo avaliou a situação de 108 mil quilômetros. Os resultados mostram que, na comparação com o ano passado, o número de pontos críticos nas rodovias – buracos, pontes caídas, erosões na pista e quedas de barreiras – disparou de 454 para 797. O =igualdades desta semana mostra a situação das estradas do país.

A cada 100 quilômetros de rodovia pavimentada no Brasil, 59 têm problemas no seu estado de conservação (ou seja, foram avaliados como regulares, ruins ou péssimos), e 41 estão em bom estado (avaliados como bons ou ótimos).

As rodovias brasileiras têm, pelo menos, 797 pontos considerados críticos. A cada mil quilômetros avaliados, há 7 trechos em condições muito ruins, com buracos, erosões ou barreiras caídas. É uma alta de 73% em relação ao ano passado, quando foram encontrados 4 pontos críticos por mil quilômetros avaliados.

Entre os 797 pontos críticos, 639 são trechos com buracos de larga escala (maiores que um pneu), 130 são erosões na pista, 26 são quedas de barreira e 2 são pontes caídas.

O problema que mais aumentou foram os buracos de larga escala. Para cada um desses buracos encontrados nas estradas em 2018, passou a haver dois em 2019.

O Nordeste tem a malha viária mais comprometida por pontos críticos dentre todas as regiões do país. A cada problema grave nas estradas do Sudeste, há dez nas estradas nordestinas. As duas regiões tiveram praticamente a mesma quilometragem de estradas avaliadas.

Considerando o estado geral das rodovias – não só os pontos críticos, mas também sinalização, pavimentação e geometria das vias – a pior situação é no Norte, onde 77% da malha tem algum tipo de problema. No Sudeste, região com a melhor situação, o percentual é de 47,5%.

No Amazonas, todas as rodovias avaliadas têm algum tipo de problema. A situação é tão grave que 16% da pavimentação amazonense está completamente destruída – é como se 16 entre 100 quilômetros não existissem mais. A média do Brasil é de 0,9% – menos de 1 a cada 100 quilômetros.

Apesar da má condição das estradas, o número de acidentes em rodovias vem caindo no Brasil nos últimos seis anos. Para cada 10 acidentes em 2013, ocorreram apenas 4 em 2018.

Fonte: Pesquisas CNT de Rodovias 2019 e 2018; Painel de Acidentes Rodoviários da CNT.

Luigi Mazza (siga @LuigiMazzza no Twitter)

Repórter da piauí, produtor da rádio piauí e diretor do podcast Foro de Teresina

Amanda Rossi

Jornalista, trabalhou na BBC, TV Globo e Estadão, e é autora do livro Moçambique, o Brasil é aqui

Renata Buono (siga @revistapiaui no Twitter)

Renata Buono é designer e diretora do estúdio BuonoDisegno

leia mais

Últimas Mais Lidas

Trégua negociada atrás das grades

Documento do sistema penitenciário mostra como chefes do tráfico presos em Rondônia disputam à distância o controle da Rocinha

Bolsonaro, Marielle e a tempestade no Twitter

Entre os voos para Brasília e a presença do então deputado na Câmara, tempo apertado afasta hipótese de que Bolsonaro estivesse no Rio para receber acusado de matar vereadora  

Ruptura de bolsonaristas com PSL ganhou asas no Twitter

Disputa por controle do partido impulsionou menções a Eduardo e Joice na rede

Scorsese pede para se explicar

Quem sonha em fazer filmes enfrenta situação brutal, afirma cineasta

Silêncio na “República de Curitiba”

Com Lula solto, acampamentos de militantes se desfazem, e capital paranaense volta à rotina

Projeto da piauí é um dos vencedores de desafio do Google

"Refinaria de Histórias" vai transformar reportagens em séries, filmes e documentários

Maria Vai Com as Outras #6 – parte II: Trans – Gênero, corpo e trabalho

A advogada Márcia Rocha fala sobre a inserção de pessoas trans no mercado de trabalho formal

PT e aliados preparam campanha Lula-2022

Solto, ex-presidente vai percorrer o país e comandar oposição a Bolsonaro

Os donos do Supremo

Professora da FGV critica poder absoluto da presidência da Corte sobre pauta de votação: “Pode levar todo o tribunal para o buraco”

Mais textos
1

Começo para uma história sem fim

Como uma foto, um porteiro e um livro de registros complicaram ainda mais a investigação do caso Marielle

2

O estelionatário

O brasileiro que enganou um mafioso italiano, políticos panamenhos e Donald Trump

4

PT e aliados preparam campanha Lula-2022

Solto, ex-presidente vai percorrer o país e comandar oposição a Bolsonaro

6

Os donos do Supremo

Professora da FGV critica poder absoluto da presidência da Corte sobre pauta de votação: “Pode levar todo o tribunal para o buraco”

7

Foro de Teresina #76: O mistério da casa 58, o golpismo bolsonarista e o pacote de Paulo Guedes

O podcast de política da piauí discute os principais fatos da semana

8

A vida dos outros e a minha

Memórias de uma estudante brasileira fichada pela Stasi

9

Na piauí_158

A capa e os destaques da revista que começa a chegar às bancas

10

Silêncio na “República de Curitiba”

Com Lula solto, acampamentos de militantes se desfazem, e capital paranaense volta à rotina