minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos
=igualdades

Uma festa danada

Camille Lichotti e Renata Buono | 14 out 2021_09h21
A+ A- A

O ministro da Economia, Paulo Guedes, é um dos brasileiros que figuram na lista de donos de offshores nas Ilhas Virgens Britânicas. Em tese, abrir uma empresa no exterior não é ilegal, desde que a operação seja declarada à Receita Federal. Mas, como Guedes é responsável pela política econômica do Brasil desde 2019, o negócio gera potencial conflito de interesses, já que ele mesmo pode obter vantagens com as decisões governamentais. Devido à alta do dólar desde que Guedes entrou para o governo, o dinheiro aportado em sua offshore valorizou, enquanto a renda média da população brasileira caiu. 

O ministro aportou 9,55 milhões de dólares em sua offshore quando abriu o empreendimento, valor suficiente para bancar 87,6 mil ingressos para parques temáticos da Disney – uma “festa danada”, para repetir a expressão usada pelo ministro ao mencionar que, com o dólar baixo, havia muitas “empregadas domésticas indo à Disneylândia”. De acordo com o site da Disney, cada ingresso padrão para parques temáticos custa 109 dólares. Entre as atrações mais famosas, está um show cômico da série de filmes Piratas do Caribe.

As Ilhas Virgens Britânicas são um dos principais paraísos fiscais do mundo. O país minúsculo, formado por pequenas ilhas no caribenhas, oferece uma série de vantagens fiscais: os empresários que abrem negócios por lá ganham endereço local, isenção fiscal completa (ou seja, não pagam nenhum tributo), sigilo absoluto e também são isentos de auditorias fiscais. Neste mês, o Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ, em inglês) abriu a caixa de Pandora das offshores. Milhares de documentos analisados por seiscentos jornalistas de todo o mundo revelaram quem são os donos desses empreendimentos em paraísos fiscais. A piauí fez parte da investigação e mostrou que, além de Paulo Guedes, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, também mantinha offshores nas Ilhas Virgens. Na lista figuram também reis, políticos internacionais, celebridades e conhecidos mafiosos.

Assine nossa newsletter

Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí