O maior jogador de futebol de todos os tempos morreu. Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, teve a morte confirmada nesta quinta-feira, aos 82 anos. Brasileiro, nascido no interior de Minas Gerais, foi tricampeão mundial de futebol nas Copas de 1958, 1962 e 1970. Pelé estava internado havia um mês no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratar complicações de um câncer de cólon e sofreu falência múltipla dos órgãos.
Foi talvez o maior ídolo que o Brasil já teve, e continuará sendo assim por muito tempo. Como ele próprio previu anos atrás, quem morreu agora foi Edson – Pelé não tem como morrer. O atleta disse isso numa entrevista gravada em 26 de abril de 1997, no Guarujá, para a série documental “Futebol”, de João Moreira Salles e Arthur Fontes, que foi exibida pelo GNT.
A piauí exibe agora pela primeira vez a versão integral da entrevista, sem cortes nem edição. Nela, Pelé conta como começou a jogar futebol, fala de sua admiração pelo pai e das Copas do Mundo que conquistou pelo Brasil – a primeira delas aos 17 anos, em 1958. O vídeo tem 49 minutos e pode ser assistido abaixo.