Larry Ellison, dono da Oracle, doou 370 milhões de dólares para pesquisas sobre envelhecimento. “A morte não faz sentido”, disse. “Como pode alguém estar aqui e, de repente, desaparecer?”
Ver dados da foto Larry Ellison, dono da Oracle, doou 370 milhões de dólares para pesquisas sobre envelhecimento. “A morte não faz sentido”, disse. “Como pode alguém estar aqui e, de repente, desaparecer?” IMAGEM: ESCULTURA DA SÉRIE PSYCHOGEOGRAPHIES_DUSTIN YELLIN_FOTO DE KELLY TAUB_BFA.COM

A pílula de Deus

Os magnatas do Vale do Silício agora querem ser eternos
Tad Friend
Tamanho da letra
A- A+ A
Larry Ellison, dono da Oracle, doou 370 milhões de dólares para pesquisas sobre envelhecimento. “A morte não faz sentido”, disse. “Como pode alguém estar aqui e, de repente, desaparecer?” IMAGEM: ESCULTURA DA SÉRIE PSYCHOGEOGRAPHIES_DUSTIN YELLIN_FOTO DE KELLY TAUB_BFA.COM

Exclusivo para assinantes

Num suave anoitecer de março, no alto de Mandeville Canyon, em Los Angeles, a sala de Norman Lear estava lotada de gente poderosa, ávida pelos segredos da longevidade. O dono da casa, que é roteirista e produtor de tevê, promovia um simpósio sobre o assunto. Quando o primeiro orador perguntou quem gostaria de viver 200 anos com saúde, quase todas as mãos se levantaram. Compreensivelmente, portanto, era escassa a demanda pela torta de frango ao estilo marroquino, feita com massa folhada. A turma do capital de risco, desejosa de manter sua imponente vitalidade, estava de olho na balança; os cientistas também, porque tinham lido – ou mesmo realizado – pesquisas sobre restrição calórica; e as estrelas de Hollywood, porque, ora, elas sempre estão de regime.

Liz Blackburn, ganhadora de um Nobel por seu trabalho no campo da genética, abriu para perguntas. Com pose de rainha, a atriz Goldie Hawn, instalada num sofá, ronronou: “Eu tenho uma questão sobre as mitocôndrias. Me disseram que uma molécula chamada glutationa ajuda a manter a saúde das células.” A glutationa é um poderoso antioxidante que protege as células e suas mitocôndrias, produtoras de energia; em Hollywood, há quem a chame “a molécula de Deus”. Em excesso, contudo, ela pode amortecer alguns mecanismos reparadores e causar problemas no fígado e nos rins, ou mesmo uma rápida e potencialmente fatal troca de pele. Blackburn aconselhou seguir uma dieta variada e saudável, já que nenhuma molécula isolada contém a resposta para o enigma do envelhecimento.

SÓ PARA ASSINANTES.

Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site, inclusive imagens, logotipos, fotografias e podcasts, são de propriedade da revista piauí ou de seu criador original. A reprodução, adaptação, modificação ou utilização do conteúdo aqui disponibilizado, parcial ou integralmente, é expressamente proibida sem a permissão prévia da revista ou do titular dos direitos autorais.

ASSINANTE PIAUÍ

Use o mesmo e-mail e senha cadastrados no site da Ed. Abril no ato da assinatura. Esqueceu a senha ou o e-mail ?