Nesta semana, o Foro de Teresina debate a primeira vitória de um presidente de esquerda na história das eleições do México, os contornos da corrida presidencial no Brasil após a divulgação de novas pesquisas de intenção de voto, e as candidaturas parlamentares de Dilma Rousseff e Aécio Neves, que poderão se enfrentar nas urnas em Minas Gerais e reencenar, em escala estadual, a polarização entre PT e PSDB.
Bloco 1: A revolução mexicana
Na contramão de países sul-americanos como Colômbia e Chile, o México elegeu nesta semana um presidente de esquerda – o primeiro de sua história. Andrés Manuel López Obrador, de 64 anos, venceu o pleito com ampla margem de votos, o que acarretou uma derrota histórica ao PRI, partido do atual presidente. De postura conciliadora, parecida com a adotada pelo ex-presidente Lula em sua campanha de 2002, Obrador assume o governo com maioria no Congresso e terá pela frente o desafio de cumprir as suas principais promessas de sua campanha: o combate à corrupção e o uso da “anistia” como instrumento para apaziguar a guerra do Estado contra traficantes.
Bloco 2: As últimas pesquisas
A pouco mais de três meses da eleição, mais de um terço do eleitorado brasileiro não sabe em quem votar para presidente, mostram novas pesquisas divulgadas pelo Ibope e DataPoder360. A indefinição sobre as alianças partidárias, que continuam em aberto, e a indecisão do PT sobre quem substituirá Lula no páreo complicam ainda mais o cenário eleitoral.
Bloco 3: Dilma x Aécio, o retorno
A ex-presidente Dilma Rousseff lançou, na semana passada, sua pré-candidatura ao Senado por Minas Gerais. A decisão pode levar a um repeteco, em menor escala, da disputa contra o tucano Aécio Neves – que se diz candidato a senador, mas deve possivelmente se candidatar à Câmara dos Deputados.
Correção: em uma versão anterior do podcast, José Roberto de Toledo mencionou erroneamente a taxa de mulheres no Congresso brasileiro. Os dados corretos são: 14% de mulheres no Senado e 11% na Câmara.
Quer ouvir os episódios anteriores? Clique aqui.
Você também pode ouvir o podcast em outras plataformas:
Está tendo dificuldades para ouvir o podcast? Confira o nosso guia.
Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Malu Gaspar
Direção: Paula Scarpin
Produção: Luiza Miguez, Luigi Mazza
Edição: Filipe Di Castro
Finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Paula Cardoso
Distribuição: Kellen Moraes, Luigi Mazza e Yasmin Santos
Gravado no estúdio da Rádio Batuta, no Instituto Moreira Salles