Podcast de política da revista piauí. Os jornalistas Fernando de Barros e Silva, Malu Gaspar e José Roberto de Toledo discutem o que aconteceu de mais importante na semana. Publicado às sextas-feiras, às 11h. Produção Rádio Novelo.

#134: Sem vacina, sem Trump, sem nada
O Foro de Teresina discute a escassez de vacinas no Brasil, as possibilidades do impeachment de Bolsonaro e o que a posse de Joe Biden representa para o governo brasileiro

O Foro de Teresina analisa as perspectivas para a vacinação no Brasil, o fechamento das fábricas da Ford e o novo avanço do bolsonarismo no projeto que emancipa as polícias

O Foro de Teresina analisa os impactos da invasão do Congresso americano, a inoperante gestão do Ministério da Saúde na pandemia e a declaração de Jair Bolsonaro de que o Brasil está quebrado.

O Foro de Teresina analisa o plano de vacinação do governo federal, o escândalo envolvendo Flavio Bolsonaro e a Abin e a volta à cena do excludente de ilicitude.

O Foro de Teresina discute a guerra da vacina, a disputa pelo comando da Câmara e do Senado e como a economia pode mexer na popularidade de Bolsonaro.

O Foro de Teresina discute o impacto das eleições municipais na disputa pelo comando do Congresso, a polêmica em torno do novo emprego de Moro e o atraso do Brasil na corrida pela vacina para a Covid-19.

Após a votação do segundo turno, Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo, Malu Gaspar e Thais Bilenky fizeram um balanço do resultado das eleições. Eles discutem o que será da esquerda e como deve ficar o quadro político daqui em diante

O Foro de Teresina discute a acirrada disputa do segundo turno, o assassinato de Beto Freitas por seguranças do Carrefour e os reflexos da nova alta nos casos de Covid-19 no Brasil.

O Foro de Teresina discute o fortalecimento do Centrão nas eleições municipais, o que o governo está fazendo diante da crise econômica e a ameaça de uma segunda onda da pandemia no Brasil.

Após sete horas de transmissão ao vivo no domingo de eleição, o trio de apresentadores discute que partidos se saíram fortalecidos da votação nos municípios, quais foram as grandes surpresas e quais as implicações disso para Bolsonaro

O Foro de Teresina comenta os cenários das eleições municipais em todo o Brasil, as articulações de Sergio Moro e Luciano Huck para 2022 e a tentativa de Bolsonaro de fazer uso político da Anvisa.

Neste bônus do Foro de Teresina, Malu Gaspar conversa com o empresário e comentarista esportivo Marcos Caetano, que mora na Flórida. Ele explica por que o estado contrariou as pesquisas e não deu vitória a Joe Biden na eleição americana

O Foro comenta os reflexos da eleição americana no Brasil, a reta final das campanhas para prefeito e a denúncia contra Flavio Bolsonaro no caso das rachadinhas

O Foro comenta a fritura dos generais por Bolsonaro, as dificuldades dos candidatos bolsonaristas nas eleições municipais e o decreto sobre o SUS em meio à segunda onda da Covid-19 pelo mundo

O Foro de Teresina comenta a investida de Bolsonaro contra a vacina chinesa Coronavac, o aumento nos índices de violência durante a pandemia e o isolamento do Brasil na política internacional.

O Foro de Teresina comenta o racha no Supremo com a soltura de André do Rap, o uso da TV Brasil para propaganda do governo e as consequências da prisão do senador bolsonarista com dinheiro na cueca.

O Foro comenta o acordão entre Bolsonaro e o Centrão pela aprovação do novo indicado para o STF, as novidades da CPMI das Fake News e o pontapé inicial nas eleições municipais

O Foro comenta a indicação do novo ministro do Supremo, a confusão do governo em torno do programa de renda mínima e o avanço da boiada do ministro Ricardo Salles

O Foro de Teresina comenta o discurso do Bolsonaro na ONU, o gosto do clã Bolsonaro por dinheiro vivo e as revelações de Mandetta sobre as decisões do governo na pandemia.

O Foro de Teresina comenta os incêndios no Pantanal, o vai não vai do Bolsa Família e os cenários para a eleição municipal.

O Foro de Teresina comenta o impacto da alta nos preços dos alimentos, o futuro da Lava Jato e o caso da vacina interrompida após efeito adverso.

O Foro de Teresina comenta o afastamento de Wilson Witzel, as reações do governo à queda recorde do PIB e o discurso antivacina de Bolsonaro.

O Foro de Teresina comenta a fritura de Paulo Guedes, as perguntas sobre Queiroz que Bolsonaro não responde e a reinfecção por Covid-19.

O Foro de Teresina comenta a alta na popularidade de Bolsonaro, o caso da menina de 10 anos que fez um aborto legal no Recife e a queda no isolamento social no Brasil.

O Foro de Teresina comenta a debandada dos liberais, a interminável rachadinha de Bolsonaro e a corrida política por uma vacina contra a Covid-19.

O Foro de Teresina comenta os arroubos intervencionistas de Bolsonaro, a reforma tributária de Paulo Guedes e o retorno às aulas presenciais em meio à pandemia. Neste episódio apresentamos a plataforma MUBI. Para 30 dias grátis, acesse mubi.com/foro e aproveite o melhor do cinema

O Foro de Teresina comenta a saída de partidos do Centrão, a polícia política de Bolsonaro e a marca trágica de 90 mil mortes pela Covid-19 no país. Neste episódio apresentamos a plataforma MUBI. Para 30 dias grátis, acesse mubi.com/foro e aproveite o melhor do cinema

O Foro de Teresina comenta os perrengues do governo no Congresso, o aparelhamento militar da máquina e a corrida pela vacina contra a Covid-19. Neste episódio apresentamos a plataforma MUBI. Para 30 dias grátis, acesse mubi.com/foro e aproveite o melhor do cinema

O Foro de Teresina comenta a crise entre militares e Gilmar Mendes, os recordes de violência policial e as novas pesquisas sobre a imunidade de rebanho. Neste episódio apresentamos a plataforma MUBI. Para 30 dias grátis, acesse mubi.com/foro e aproveite o melhor do cinema

O Foro de Teresina comenta o diagnóstico de Bolsonaro, a pressão sobre o ministro do Meio Ambiente e o atual estágio da pandemia no país. Neste episódio apresentamos a plataforma MUBI. Para 30 dias grátis, acesse mubi.com/foro e aproveite o melhor do cinema.

O Foro de Teresina comenta a constrangedora passagem de Decotelli pelo MEC, o conflito no Ministério Público e a corrida pela vacina contra a Covid-19

O Foro de Teresina comenta as revelações que podem ligar o caso das “rachadinhas” à apuração sobre a interferência do presidente na PF, o legado caótico de Weintraub e o rebote da epidemia em várias cidades brasileiras

O Foro de Teresina comenta a prisão de Queiroz, o avanço dos inquéritos sobre o bolsonarismo no Supremo e o surgimento de uma esperança para pacientes graves de Covid-19

O Foro de Teresina analisa a desastrada tentativa do governo de esconder os números do coronavírus, a ideia de ampliar o Bolsa Família e o avanço da pandemia pelo interior do Brasil

O Foro de Teresina analisa as manifestações contra o governo, as chances de uma cassação da chapa Mourão-Bolsonaro e os planos de flexibilização da quarentena em alguns estados

O Foro de Teresina discute as recentes ações da Polícia Federal contra Witzel e fake news, o desafio de Bolsonaro ao Supremo e os planos estaduais de flexibilização da quarentena

O Foro de Teresina discute as novas revelações sobre Bolsonaro e a PF; o xadrez dos partidos para as eleições municipais; e a obsessão do presidente da República pela cloroquina.

Tudo o que você queria saber sobre o Foro de Teresina, mas não tinha chance de perguntar. Uma conversa sobre javaporcos, Grande Matão, Adorno e Bolsonaro, com direito a revelações – como a bebida preferida do Toledo e o placar consolidado do Momento Kinder Ovo

A edição extraordinária do Foro de Teresina comenta a saída de Nelson Teich, o segundo ministro da Saúde a cair em meio à pandemia do novo coronavírus

O Foro de Teresina analisa o avanço do inquérito que investiga a interferência do presidente na Polícia Federal; o esforço de Bolsonaro para minar as instituições e resistir ao impeachment; e a escalada da Covid-19 no Brasil.

O Foro de Teresina analisa a queda de popularidade de Bolsonaro em meio à disputa com Sergio Moro; a radicalização do bolsonarismo e os ataques à imprensa; a disputa por leitos para doentes de Covid-19.

O Foro analisa as perspectivas do governo após a saída de Sergio Moro da Justiça; a disputa entre Paulo Guedes e a ala militar pelo controle da agenda econômica; e o agravamento da crise do coronavírus no Brasil. Publicado em 30 de abril de 2020.

A edição extraordinária do Foro de Teresina comenta a saída de Sergio Moro do Ministério da Justiça e Segurança Pública e como ela afetará o governo Bolsonaro. Publicado em 24 de abril de 2020.

O Foro aborda as consequências da participação de Bolsonaro em atos contra a democracia, a evolução da pandemia no Brasil e o que será de nossas vidas depois do vírus. Publicado em 23 de abril de 2020.

O Foro aborda a falta de informações confiáveis sobre o avanço do novo coronavírus no Brasil; o que esperar da troca no ministério da Saúde; e o pacote de ajuda aos estados que colocou o governo contra o Congresso

O Foro de Teresina discute a estratégia de combate ao coronavírus às vésperas da fase mais crítica da pandemia; a nova crise entre Bolsonaro e o ministro da Saúde; e a eficácia da ajuda aos mais afetados pela crise.

O Foro de Teresina discute o que esperar das próximas semanas de epidemia no Brasil, os recuos e o isolamento de Bolsonaro e as iniciativas do governo para remediar a crise econômica

O Foro de Teresina discute os desdobramentos da epidemia de coronavírus no Brasil, a guerra aberta de Bolsonaro contra os governadores, e a Medida Provisória de Paulo Guedes que permitia cortar salários em meio à crise.

O Foro de Teresina analisa as crises sanitária, econômica e política em curso no Brasil: de que forma o país está combatendo o coronavírus, qual é a gravidade da recessão até aqui, e como isso tudo tem contribuído para o isolamento político de Bolsonaro.

O Foro de Teresina discute o avanço do coronavírus no Brasil e nos demais países, os riscos da crise econômica mundial e as novas investidas de Bolsonaro contra a democracia.

O Foro de Teresina discute o que está em jogo com manifestação anti-Congresso marcada para 15 de março, o saldo político do motim da PM no Ceará e as prévias para definir o candidato que enfrentará Donald Trump nas eleições de novembro nos Estados Unidos

O Foro de Teresina discute as razões por trás do ataque de Bolsonaro à jornalista Patrícia Campos Mello, a militarização do Palácio do Planalto e o ataque a tiros sofrido pelo senador Cid Gomes, durante a greve da PM no Ceará.

O Foro de Teresina discute as circunstâncias do assassinato do miliciano Adriano da Nóbrega e sua relação com a família Bolsonaro, o congelamento do Bolsa Família e o caos produzido pelas chuvas em São Paulo.

O Foro de Teresina discute a escalada da epidemia de coronavírus e suas consequências para o Brasil, o que podemos esperar da relação entre governo e Congresso em 2020, e o casamento de interesses entre Bolsonaro e Paulo Skaf.

O Foro de Teresina discute o fiasco do Exame Nacional do Ensino Médio, o método de Bolsonaro para abafar escândalos e o atrito com o governador do Rio, Wilson Witzel.

O Foro discute a atuação política do Ministério Público contra Glenn Greenwald e como isso beneficia Sergio Moro; o conflito de interesses nos negócios de Fabio Wajngarten, secretário de Comunicação do governo; e os rumos da Secretaria de Cultura após a exoneração de Roberto Alvim.

O Foro discute o crescimento do número de evangélicos, a indicação do documentário de Petra Costa ao Oscar e as perspectivas para o partido que Bolsonaro está tentando criar.

O Foro discute a crise entre Estados Unidos e Irã, a decisão de Jair Bolsonaro que irritou Sergio Moro e as implicações políticas do ataque à sede da produtora do Porta dos Fundos.

O Foro analisa as causas e consequências da crise na saúde do Rio, o esvaziamento do Ministério da Educação e a participação do Brasil na 25ª Conferência do Clima da ONU.

O Foro analisa o que a nova pesquisa Datafolha diz sobre o governo Bolsonaro, o pacote anticrime recém-aprovado no Congresso e as chances de sucesso da CPMI das fake news.

O Foro discute a ação da polícia que resultou nas mortes de nove jovens em São Paulo, os tuítes de Trump contra o Brasil e o aparelhamento bolsonarista da cultura.

O Foro analisa as declarações de Paulo Guedes acerca do AI-5, a articulação de parlamentares do chamado Centrão e a tramitação da PEC da 2ª instância.

O Foro analisa a maior alta do desflorestamento na Amazônia na última década; o pacote Verde e Amarelo de Paulo Guedes e o caso do deputado que rasgou o quadro de protesto contra mortes de negros na Câmara dos Deputados.

O Foro comenta as consequências políticas da soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a renúncia do ex-presidente boliviano Evo Morales e a criação do novo partido de Jair Bolsonaro, a Aliança Pelo Brasil.

O Foro analisa os novos lances do caso do porteiro que envolveu o nome de Jair Bolsonaro na investigação da morte de Marielle Franco, o golpismo de Eduardo Bolsonaro e o plano econômico de Paulo Guedes.

O Foro fala da inclusão do nome do presidente na investigação do assassinato de Marielle Franco, analisa a eleição do peronista Alberto Fernández para a Presidência da Argentina e avalia o impacto do vazamento de óleo no Nordeste.

O Foro comenta os novos capítulos da briga entre Bolsonaro e o PSL, o julgamento do Supremo Tribunal Federal sobre a prisão após condenação em segunda instância, e a onda de protestos e crises políticas que varre a América Latina.

O Foro analisa o racha no PSL, os (des)caminhos da esquerda e o impacto do vazamento de óleo no litoral nordestino.

O Foro discute a crise do presidente da República com seu partido, os ataques do governo à mídia e o que o Sínodo sobre a Amazônia pode representar para o Brasil.

O programa gravado ao vivo em São Paulo já está disponível

O Foro comenta a repercussão do livro de Rodrigo Janot na semana em que o Supremo sacramenta o acordão, a nova queda de braço entre Lula e a Lava Jato e mais uma bravata antiamazônica de Bolsonaro.

O Foro analisa o discurso de Jair Bolsonaro na Assembleia Geral da ONU, a abertura de um processo de impeachment contra Donald Trump e o assassinato de Ágatha Félix no Rio de Janeiro.

Enquanto o Foro dessa semana não chega, a repórter Malu Gaspar faz um convite especial para os ouvintes

O Foro analisa a divisão dos bolsonaristas em torno da CPI da Lava Toga, o revés de Paulo Guedes na tentativa de recriar a CPMF e a aprovação da lei que afrouxa a fiscalização do dinheiro público nas eleições.

O Foro analisa os arroubos autoritários de Marcelo Crivella e Carlos Bolsonaro, as novas revelações sobre os bastidores da Lava Jato e os números da violência brasileira em 2018.

O Foro analisa a crise provocada pelas queimadas na Amazônia, o embate entre Macron e Bolsonaro em torno da questão ambiental e a tensão entre o presidente da República e o ministro da Justiça.

O Foro analisa o uso político do sequestro de um ônibus no Rio de Janeiro, a tentativa de Jair Bolsonaro interferir nos órgãos de controle do Estado e o recorde brasileiro em desigualdade de renda.

Em edição ao vivo realizada em São Paulo, o Foro discutiu os efeitos da MP da “Liberdade Econômica” e as pré-candidaturas que já despontam para a eleição presidencial de 2022

O Foro comenta a situação política do ministro da Justiça, o futuro de Alexandre Frota e a implosão do acordo entre Brasil e Paraguai sobre a usina de Itaipu.

O Foro comenta a descoberta de que os Bolsonaro tiveram mais de cem pessoas com laços familiares em seus gabinetes, a pauta do Congresso depois da reforma da Previdência e o embate entre o STF e a Operação Lava Jato.

O Foro debate o avanço do desmatamento na Amazônia, a morte de 62 presos num presídio de Altamira (PA) e a declaração de Jair Bolsonaro sobre o pai do presidente da OAB, morto pela ditadura.

O Foro analisa a sequência de caneladas e mentiras de Jair Bolsonaro, a fala preconceituosa do presidente em relação ao Nordeste e o esvaziamento da Operação Lava Jato no atual governo.

O Foro analisa a decisão de Dias Toffoli que beneficia Flavio Bolsonaro, a indicação de Eduardo Bolsonaro para a embaixada brasileira nos Estados Unidos e os planos de Deltan Dallagnol para lucrar em cima da fama da Lava Jato.

O Foro debate os altos de baixos da popularidade de Jair Bolsonaro; as consequências da aprovação da reforma da Previdência pela Câmara; e o espólio político de Sergio Moro após a divulgação de suas conversas com os acusadores da Lava Jato.

O Foro discute as chances de a reforma da Previdência ser votada antes do recesso Legislativo; a situação de Sergio Moro após os novos vazamentos de conversas entre procuradores da Lava Jato; e as consequências ambientais do acordo de livre-comércio entre Mercosul e União Europeia.

O Foro discute a decisão do Supremo Tribunal Federal de manter Lula na prisão; a largada precoce da sucessão presidencial de 2022; e as novas derrotas do governo Bolsonaro no Congresso

O Foro analisa a situação política do ministro da Justiça, Sergio Moro, e as demissões do general Santos Cruz, da Secretaria de Governo, e de Joaquim Levy, do BNDES.

O Foro analisa os diálogos entre Sergio Moro e Deltan Dallagnol, os efeitos de sua divulgação e o antiambientalismo do ministro Ricardo Salles.

O Foro discute a conturbada relação de Jair Bolsonaro com o Congresso, os dilemas da oposição e os casos de MC Reaça e de Neymar, que trouxeram ao foco as discussões sobre agressão a mulheres.

O Foro analisa o impacto dos atos pró-governo na relação entre Bolsonaro e o Congresso; o avanço de João Doria sobre o comando do PSDB; e o massacre que deixou ao menos cinquenta e cinco mortos em presídios de Manaus.

Numa edição especial realizada com plateia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Foro discute as medidas em gestação no Congresso para tolher o poder de Bolsonaro; as manifestações em apoio ao presidente, marcadas para o dia 26; e as idas e vindas no decreto que permitia a compra de fuzis por cidadãos comuns

O Foro discute o compromisso de Bolsonaro com Sergio Moro pela vaga no Supremo Tribunal Federal, a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Flavio Bolsonaro e do ex-assessor Fabrício Queiroz e o roteiro de erros que levou os universitários às ruas.

Na última mesa da Maratona Piauí CBN de Podcast, a equipe do Foro de Teresina falou sobre os primeiros episódios, os bastidores e o futuro do programa.

O Foro discute o novo ataque de Olavo de Carvalho contra a ala militar do governo Bolsonaro; os cortes no orçamento das instituições de ensino básico; e o voo de helicóptero do governador do Rio, Wilson Witzel, durante uma operação policial.

O Foro analisa a situação da Venezuela após o malogro do levante de Juan Guaidó; o corte de verbas para universidades federais e a entrevista concedida na cadeia pelo ex-presidente Lula.

O Foro aborda o sigilo que o governo impôs sobre os estudos para a reforma da Previdência, que avança na Câmara; a investida de Carlos Bolsonaro contra o vice-presidente, Hamilton Mourão; e a decisão que reduziu a pena do ex-presidente Lula.

O Foro discute a interferência do presidente sobre o preço do diesel, o caso da deputada do PSL que afirma ter sido ameaçada de morte pelo ministro do Turismo, e a decisão de Alexandre de Moraes, do STF, de tirar de circulação uma reportagem da revista Crusoé.

O Foro avalia os 100 dias de Jair Bolsonaro na Presidência, as expectativas frustradas de crescimento da economia e as tragédias que se abateram sobre o Rio de Janeiro nos últimos dias.

O Foro discute a iniciativa de Bolsonaro de comemorar o golpe militar, a ida do presidente a Israel e os desafios do governo para aprovar a reforma da Previdência no Congresso.

O Foro discute a crise do governo com o Congresso; o conflito entre Olavo de Carvalho e os militares; e o prende e solta de Michel Temer.

A edição extraordinária do Foro comenta a operação Descontaminação, que levou à prisão preventiva do ex-presidente da República Michel Temer

O Foro comenta a viagem de Bolsonaro aos Estados Unidos e o toma lá dá cá no governo para a aprovação da reforma da Previdência.

O Foro comenta a prisão dos suspeitos de assassinar Marielle Franco; os ataques de Bolsonaro no Twitter; e a disputa de poder entre os discípulos de Olavo de Carvalho e militares no Ministério da Educação.

O Foro discute a crise nas fronteiras da Venezuela, o pedido do ministro da Educação para que os estudantes de todo o Brasil cantem o Hino Nacional e as confissões do ex-governador do Rio Sérgio Cabral

O Foro discute o novo capítulo da crise entre o ex-ministro Gustavo Bebianno e o presidente Jair Bolsonaro; a chegada da reforma da Previdência ao Congresso; e a prisão do ex-diretor da Dersa Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto

O Foro discute a execração pública do ministro Gustavo Bebianno; a matança promovida pela Polícia Militar nas favelas do Rio de Janeiro; e as ameaças (reais ou imaginárias) à Amazônia

O Foro discute a nova configuração do Parlamento, o pacote anticrime de Sergio Moro, e os rolos que continuam assombrando o governo Bolsonaro

O Foro discute os erros e omissões da Vale e do setor público no desastre de Brumadinho; a renúncia de Jean Wyllys ao mandato de deputado federal; e o decreto do governo Bolsonaro que esvaziou a Lei de Acesso à Informação

O Foro discute as novas suspeitas sobre Flávio Bolsonaro, o desempenho do presidente no Fórum Econômico Mundial, na Suíça, e a presença crescente de militares no novo governo.

O Foro discute a liberalização da posse de armas por Bolsonaro, o esdrúxulo início de mandato do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, e a prisão do ex-terrorista italiano Cesare Battisti.

O podcast discute os desencontros da primeira semana de governo; os velhos e novos escândalos na equipe de Bolsonaro; e a crise de segurança pública no Ceará.

O Foro de Teresina discute a cerimônia que empossou Jair Bolsonaro como presidente da República; os primeiros movimentos da nova gestão; e o cenário que os governadores encontrarão em seus estados

No último episódio de 2018, o Foro discute a decisão do ministro do Supremo Marco Aurélio Mello de libertar condenados em segunda instância; o não-depoimento de Fabrício Queiroz; e os movimentos diplomáticos para a posse do novo governo

O Foro discute o caso do ex-assessor de Flávio Bolsonaro que movimentou mais de 1 milhão de reais em dinheiro vivo; o ministro do Meio Ambiente indicado pelos ruralistas; e o bate-boca protagonizado por parlamentares do PSL no WhatsApp

O Foro discute as articulações para a eleição da Presidência do Senado, o papel dos militares no novo governo e a participação de Bolsonaro na comemoração do título de campeão brasileiro do Palmeiras

Nesta edição especial do Foro, o trio de apresentadores analisa a formação do governo Bolsonaro, entrevista a deputada Janaina Paschoal e discute o futuro da oposição no novo cenário político

O podcast de política da piauí analisa as mudanças na relação de Bolsonaro com o Congresso, as consequências do reajuste salarial do Supremo Tribunal Federal e a influência de Olavo de Carvalho sobre o novo governo

O Foro discute a insatisfação recorde com a democracia no Brasil, segundo relatório do instituto Latinobarómetro; a influência dos lobbies empresariais nas indicações do governo Bolsonaro; e a estratégia do presidente de governar pelas redes sociais

O Foro discute as novas indicações de Bolsonaro e seus reveses no Congresso, o projeto de formação de uma frente de oposição e a composição do governo de João Doria em São Paulo

O podcast discute os primeiros passos da equipe de transição de Jair Bolsonaro, o que esperar de Sérgio Moro à frente do superministério da Justiça, e as contradições do projeto Escola Sem Partido

O podcast de política da piauí analisa os primeiros passos da Presidência de Jair Bolsonaro

No encerramento do programa, os âncoras discutem o resultado das eleições após o segundo turno e analisam os primeiros sinais do que será o governo Bolsonaro

Malu Gaspar e Bernardo Esteves conversam agora com o secretário-executivo do Observatório do Clima, Carlos Rittl, sobre os retrocessos anunciados por Bolsonaro na área de meio-ambiente

O repórter da piauí Bernardo Esteves analisa o uso político das redes sociais e seu papel no governo Bolsonaro com Ronaldo Lemos, especialista em direito digital e diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro

O deputado federal Miro Teixeira, da Rede, comenta a nova formação da Câmara e faz projeções sobre o relacionamento do novo presidente com o Congresso

O cientista político Miguel Lago debate com o diretor de Direito da FGV-SP Oscar Vilhena sobre os riscos para a fiscalização dos órgãos de segurança pública

O filósofo Marcos Nobre analisa os desafios que aguardam Bolsonaro no Congresso mais fragmentado da história e discute os dilemas que a oposição terá de enfrentar para se reinventar

As incertezas da área econômica do futuro governo são o tema da conversa com a economista Ana Carla Abrão e Rafael Cariello, colunista da piauí e roteirista do programa Conversa com Bial

O sociólogo e colaborador da piauí Celso Rocha de Barros se junta à mesa para comentar a vitória iminente de Bolsonaro e a ascensão da extrema direita

A professora da UERJ Alessandra Aldé revela o que sua equipe descobriu pesquisando mais de 90 grupos de WhatsApp durante a campanha, e o doutor em filosofia e professor da USP Pablo Ortellado comenta as estratégias de Bolsonaro nas redes sociais

O trio de apresentadores comenta as bocas de urna nos estados e recebe a repórter da piauí Consuelo Dieguez, que conta bastidores do perfil de Bolsonaro publicado na edição de setembro de 2016

A repórter da piauí Consuelo Dieguez se une à mesa para falar sobre o perfil do ex-capitão escrito por ela em 2016

O trio de apresentadores discute a inflexão radical de Bolsonaro na reta final da campanha, o destino do lulismo caso se concretize a derrota de Haddad e as últimas pesquisas sobre as disputas estaduais

O podcast de política da piauí analisa as primeiras pesquisas do segundo turno nos estados, as estratégias de Bolsonaro e Haddad na reta final da eleição e a formação do provável governo do ex-capitão

O Foro discute a reviravolta na composição do Congresso, o triunfo das redes sociais sobre a televisão na campanha eleitoral, e a larga vantagem de Bolsonaro sobre Haddad na primeira pesquisa Datafolha do segundo turno

O repórter da piauí Roberto Kaz conta a história de uma família de eleitores de Bolsonaro, e a repórter Josette Goulart relata como foi o domingo de votação de Fernando Haddad

O professor da Unicamp Marcos Nobre e o cientista político e cofundador do PT Cesar Benjamin expõem o desafio de Fernando Haddad de se libertar dos dogmas partidários e ampliar o eleitorado no segundo turno contra Bolsonaro

A CEO do Ibope, Marcia Cavallari, o diretor do Instituto Datafolha, Mauro Paulino, e o economista da FGV Claudio Couto comentam as surpresas nas pesquisas eleitorais divulgadas às vésperas do pleito

A acachapante votação da direita e a significativa renovação do legislativo brasileiro é o tema do debate entre Ana Carolina Evangelista, pesquisadora do Instituto de Estudos da Religião (Iser), o cientista político e professor da UFRJ Jairo Nicolau, e Bruno Carazza, o autor do blog O E$pírito das Leis, da Folha de S.Paulo

Branca Vianna, apresentadora do podcast Maria vai com as outras, assume o Foro para falar do protagonismo das mulheres nas eleições. Conversam com ela a ativista e colunista da piauí Suellen Guariento e a professora da UFRJ Lena Lavinas

O economista Fabio Giambiagi explica aos apresentadores do Foro as providências necessárias para o próximo presidente na economia e avalia suas chances de sucesso

Rafael Cariello, ex-editor da piauí e roteirista do Conversa com Bial, avalia o impacto do “isolacionismo do PT” sobre estas eleições. O repórter Fabio Victor participa pelo telefone, direto do hotel onde Bolsonaro se reunia com apoiadores na Barra da Tijuca

Os cientistas políticos Miguel Lago e Mauro Aurelio Ruediger analisam o fenômeno de popularidade de Jair Bolsonaro, o desempenho de Ciro Gomes na reta final da campanha e o perigo das fake news

João Moreira Salles se junta à mesa e fala de sua reportagem “Uma cidade exemplar”, sobre Três Corações, cidade mineira que espelha quase à perfeição a média do eleitorado brasileiro. Os personagens da matéria, eleitores de variadas preferências ideológicas, respondem a perguntas pelo telefone

Os âncoras comentam as pesquisas de boca de urna e a disparada de candidatos pouco conhecidos nos três maiores colégios eleitorais do país: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Às vésperas do primeiro turno, o podcast de política da piauí analisa o cenário da corrida presidencial

O Foro discute a decisão do juiz Sérgio Moro de abrir o sigilo de parte da delação do ex-ministro Antonio Palocci às vésperas da eleição, os desdobramentos do movimento #EleNão e as chances de uma vitória de Bolsonaro no primeiro turno

O Foro mostra como a polarização entre Bolsonaro e Haddad tem reorientado as estratégias dos candidatos; debate os riscos do acirramento da disputa para a democracia; e analisa o recorde histórico de impopularidade dos governadores

O podcast de política da piauí discute a polarização entre Bolsonaro e Haddad, a hipótese de a eleição ser decidida já no primeiro turno e a disputa pelo governo de São Paulo

O podcast de política da piauí discute a transfusão de votos de Lula para Haddad, o impacto político do atentado a Bolsonaro e as doações de candidatos milionários às próprias campanhas

Nesta semana, o Foro analisa as circunstâncias e as possíveis consequências do atentado contra Bolsonaro, e o oportunismo político em torno do incêndio que destruiu o Museu Nacional

O podcast de política da piauí debate a corrida presidencial na semana em que começa a propaganda eleitoral na tevê

Nesta semana, o podcast de política da piauí conta com a participação da jornalista Carol Pires

Fernando, Toledo e Malu analisam os primeiros passos de Fernando Haddad na disputa presidencial, as eleições no Rio de Janeiro e o programa de governo de Jair Bolsonaro

O podcast de política da piauí debate o cenário eleitoral após a definição das chapas que disputarão a Presidência

O podcast de política da piauí discute os fatos recentes da corrida presidencial

O podcast debate as chances de Bolsonaro nas eleições, o avanço da campanha do PSDB e a encruzilhada dos candidatos da esquerda

Em seu décimo programa, o podcast conta com a participação da cientista política Ana Carolina Evangelista para debater a disputa por alianças na corrida presidencial, a improvável renovação nas eleições deste ano, e os prejuízos econômicos decorrentes da greve dos caminhoneiros

O podcast de política da piauí debate o prende e solta de Lula, os desdobramentos eleitorais do caso, e o favorecimento a evangélicos na prefeitura do Rio

O podcast de política da piauí debate a primeira vitória eleitoral de um presidente de esquerda na história do México, as novas pesquisas de intenção de voto no Brasil, e o confronto simbólico entre Dilma Rousseff e Aécio Neves em Minas Gerais

O podcast de política da piauí debate as divergências internas do STF, o flerte de Jair Bolsonaro com o PR e os ecos de junho de 2013 que ainda reverberam no Brasil

O podcast de política da piauí debate o impacto da descriminalização do aborto na Argentina sobre as eleições brasileiras, as contradições de Marina Silva e o revés da Lava Jato no caso Gleisi Hoffmann

Foro de Teresina #134: Sem vacina, sem Trump, sem nada
O podcast de política da piauí discute os principais fatos da semana
Foro de Teresina #133: Pouca vacina, muita lambança
O podcast de política da piauí discute os principais fatos da semana
Sem sintoma, com Covid-19
Estudo descobre que os 29% de casos sem nenhum sintoma de Covid-19 têm a mesma...
Foro de Teresina #132: Presidente mimimi
O podcast de política da piauí discute os principais fatos da semana
E a vacina, quando vem?
Fernando Reinach explica por que demora um ano e meio para testar uma vacina (como...
Foro de Teresina #131: Para que essa ansiedade?
O podcast de política da piauí discute os principais fatos da semana
Máscara reduz seu risco e o do outro
Usar máscaras cirúrgicas reduz à metade perigo de contaminação; se o contaminado usar, probabilidade fica...
Foro de Teresina #130: À deriva, sem vacina
O podcast de política da piauí discute os principais fatos da semana
Foro de Teresina #129: O Brasil na rabeira
O podcast de política da piauí discute os principais fatos da semana
Dose errada é a certa?
AstraZeneca diz que dose menor de sua vacina contra o Sars-CoV-2 aumentou, sem querer, eficácia...
O lobby da capivara
Como nasce um emoji
Natasha
Presente raro: a experiência metafísica e visionária de uma donzela russa, num conto que permaneceu guardado na Biblioteca do Congresso americano até o início deste ano, 31 anos após a morte do autor
“8 ½” – “O salto mortal de Fellini”
Escrito ao longo de onze anos e mantido inédito até ser incluído em “Exercícios de leitura”, o ensaio de Gilda de Mello e Souza “O salto mortal de Fellini”, relido depois da revisão de “8 1/2”, revela acuidade crítica incomum.
As búlgaras estão com tudo
Nada a ver com a sucessão de Lula
Padre Cícero sem perdão
A luta de um bispo para reabilitar o mais venerado líder religioso do Nordeste
Os cabelos do bigode do Imperador
A correspondência amorosa mais famosa do Brasil talvez seja aquela formada pelas cartas trocadas de 1822 a 1829 entre o Imperador D. Pedro I e sua amante, Domitilia de Castro Canto e Mello, elevada por ele ao titulo de Marquesa de Santos em 1826. Infelizmente, das prováveis centenas de cartas escritas pela Marquesa apenas um punhado foi conservado nos arquivos imperiais. Por sorte, quase todas as cartas do Imperador foram guardadas pela Marquesa, apesar dos pedidos de D. Pedro para que as destruísse. Todas estão hoje publicadas (94 das quais no ano passado), totalizando mais de trezentas.
Na montanha-russa do século
Paradoxos do progresso em Corumbá aos olhos de um intelectual refugiado do nazismo
Vidas literárias: Tolstói
A espantosa história de Tolstói, que cai em depressão ao constatar que é milionário
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Malu Gaspar
Coordenação geral: Paula Scarpin
Direção: Luigi Mazza
Edição: Évelin Argenta e Tiago Picado
Produção: Mari Faria e Marcos Amorozo
Apoio de produção: Clara Rellstab, Vitor Hugo Brandalise e Renan Sukevicius
Produção musical, finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Teaser (Foro Privilegiado): Mari Faria
Distribuição: Marcos Amorozo
Coordenação digital: Kellen Moraes e Juliana Jaeger
Checagem: Plínio Lopes
Gravado no estúdio Rastro
Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br
O Foro de Teresina é uma produção da Rádio Novelo para a revista piauí.