A menina comportada de Lewis Carroll
Os retratos tirados pelo autor de Alice no País das Maravilhas
Autor daquele que é provavelmente o livro infantil mais famoso de todos os tempos, o inglês Charles Lutwidge Dodgson ficou mais conhecido sob o pseudônimo de Lewis Carroll, com o qual assinou . Professor de lógica de Oxford, solteirão convicto, Dodgson gozou de grande popularidade em vida, pois o livro tornou-se também um dos favoritos da rainha Vitória e de boa parte da nobreza, que não lhe pouparam homenagens.
Dodgson é também lembrado hoje por outra faceta de seu talento: a de fotógrafo. A técnica da fotografia existia havia poucas décadas quando Dodgson começou a usá-la, por volta de 1860, para retratar sobretudo amigos e conhecidos. Seu talento como fotógrafo evidenciou logo uma preferência por retratos de crianças, sobretudo meninas impúberes. Se na época era uma prática tolerável, muitos viram cem anos mais tarde a preferência de Carroll como pedofilia apenas velada. Seus modelos favoritos incluíram Alice Liddell (que lhe inspirou sua famosa personagem) e Xie Kitchin, outra pré-adolescente que fotografou nas mais diversas poses. Ficou famosa a foto de Alice com andrajos de mendiga que mostravam suas pernas e deixavam entrever o corpo de uma menina que indagava a câmera com olhar sensual. Xie Kitchin parece ter sido mais angelical e duas elaboradas imagens nessa página a mostram toda coberta e vestida de chinesa. As fotos são anotadas na letra de Carroll, que diverte-se em caracterizá-la como uma vendedora de chá “no serviço” e “fora do serviço”.
As fotos de Carroll fazem parte hoje das maiores coleções publicas e privadas de fotografia nos Estados Unidos e na Europa, e ele é reverenciado como um dos primeiros mestres dessa arte. Tiragens originais, como as duas mostradas aqui, que trazem anotações na sua letra, sempre em tinta roxa, são particularmente raras e apreciadas.
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí