Brasil desperdiça um Maracanã cheio de comida todo ano
No Brasil, cada pessoa desperdiça em média 41,6 kg de alimento por ano, segundo um estudo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), publicado em 2018. Esse descarte é composto basicamente por restos alimentares parcialmente consumidos ou por sobras resultantes da administração inadequada do alimento – ou seja, preparo excessivo e inapropriado, em quantidades não planejadas, com armazenamento inadequado.
Isso significa que, em um ano, o Brasil desperdiça 8,9 milhões de toneladas de alimento. Levando em conta as densidades dos alimentos mais desperdiçados, o volume de comida jogada no lixo é de 8,1 milhões de metros cúbicos. Isso é equivalente a pouco mais de um Maracanã cheio de comida.
O país está entre os dez que mais perdem e desperdiçam alimentos no mundo. A perda está relacionada a problemas na cadeia produtiva – alimentos que são descartados na colheita, no pós-colheita e no processo de distribuição. Já o desperdício acontece na ponta, quando a comida vai da casa dos consumidores e postos de venda para o lixo. O alimento mais desperdiçado pelos brasileiros é o arroz.
Anualmente, o mundo joga fora 931 milhões de toneladas de alimento, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Em países mais pobres, o desperdício alimentar normalmente está relacionado às más condições de armazenamento ou falta de refrigeração. Mas, no mundo abastado, o problema está na ponta da cadeia produtiva: os consumidores. Nesses países, a principal causa do descarte é a diferença entre produção excessiva e consumo real. Nos Estados Unidos, 40% da comida vai para o lixo todo dia.
Leia o =igualdades completo aqui.
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí