Legenda: Glória Maria: “Fala pro Helio que eu quero ver o que a Chicória vai aprontar dessa vez” CRÉDITO: LEO AVERSA_AGÊNCIA O GLOBO_2011
O humorista Helio de La Peña escreve sobre Glória Maria
Amigo da jornalista, ele interpretou a personagem paródica Chicória Maria
Em 1995, a Globo convidou a turma do Casseta & Planeta, Urgente! para fazer um quadro no Fantástico. O grupo resolveu parodiar jornalistas da emissora: Fátima Bernardes se tornou Ótima Bernardes, Pedro Bial se converteu em Pedro Miau e Glória Maria virou Chicória Maria, interpretada pelo humorista Helio de La Peña. “Criamos o nome dela pensando apenas na rima. Nunca soubemos se a Glória era vegetariana ou devota da Friboi”, escreve o humorista na piauí de março. “Maquiadoras, cabeleireiras e figurinistas se empenharam para que a caricatura ficasse bem crível. De minha parte, tentei reproduzir o tom simpático e tranquilo da Glória. Também transformei uma de suas frases recorrentes no bordão da personagem: ‘Gente, é muita emoção!’”
De La Peña conta no texto sobre suas lembranças da amiga e as afinidades que tinha com ela “Temos algo em comum, como sempre comentávamos entre nós: a trajetória solitária de negros pobres e estudiosos que atravessaram o subúrbio carioca para chegar à Zona Sul e ganhar projeção nacional numa das maiores emissoras do mundo”, ele comenta. “No fim das contas, você fez história. Tornou-se a primeira – e, por muito tempo, a única – repórter negra da televisão brasileira.”
Os assinantes da piauí podem ler a íntegra do texto neste link.
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí