A natureza da máquina: como funciona o Estado brasileiro
“O funcionamento da máquina pública.” Congressistas, analistas, jornalistas e eleitores costumam ler essa expressão no seu sentido pejorativo, deixando de considerar que a função dos processos administrativos é justamente alcançar a máxima eficiência. Não por menos, todo novo governo queixa-se da morosidade da administração anterior e da suposta displicência dos servidores públicos. Mas, em geral, esses mesmos queixosos admitem, ao deixar o poder, que enfrentaram um dos trabalhos mais difíceis que já fizeram; e, entre os servidores, encontraram algumas das pessoas mais capacitadas com quem já trabalharam. Isso porque, quando enfim entendem a máquina pública, já é hora de trocar de governo.
O bom funcionamento da máquina é o que protege a democracia em tempos de intempéries. É o que move o país a despeito das turbulências políticas e ideológicas. Por que, então, a engrenagem que sustenta as instituições democráticas não está no centro do debate político?
Para tentar responder a essa pergunta, a revista piauí, com patrocínio do YouTube, promove o evento “Encontros piauí”, com o tema “A natureza da máquina: como funciona o Estado brasileiro”. Serão cinco conversas diante de um público exclusivo de convidados no Hotel Brasília Palace, com a participação de Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal; Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial; Luciana Servo, presidente do Ipea; Roberto Cabral Borges, agente ambiental do Ibama; Gabriel Galípolo, secretário-executivo do Ministério da Fazenda. O evento tem a curadoria da jornalista Carol Pires e será exclusivo para convidados.
***
ATENÇÃO – PROGRAMAÇÃO ATUALIZADA:
Encontros piauí
A NATUREZA DA MÁQUINA: Como funciona o Estado brasileiro
Dia 13 de Junho_Terça-feira
Hotel Brasília Palace
SHTN Trecho 01 Conjunto 01_ Setor de Hotéis e Turismo Norte_Brasília/DF
10h00_11h15
ALEXANDRE DE MORAES – MINISTRO DO STF
Mediadores: Felipe Recondo (Jota) e Carol Pires (curadora do evento)
Tema: A máquina judicial do Brasil
Doutor em Direito do Estado pela USP e autor de diversos livros sobre direito constitucional, o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral, falará sobre o processo decisório brasileiro e a necessidade de modernização da máquina judicial no Brasil.
12h00_13h15
ROBERTO CABRAL BORGES – ANALISTA AMBIENTAL DO IBAMA
Mediadores: Rubens Valente (Agência Pública) e Bernardo Esteves (piauí)
Tema: A proteção da Amazônia, do papel à ação
Responsável pela fiscalização ambiental do país, o Ibama foi um dos órgãos públicos mais atacados – e desmantelados – nos últimos anos. O biólogo Roberto Cabral Borges, ex-coordenador de operações especiais do Ibama, discorrerá sobre os desafios da proteção ambiental no Brasil, da burocracia em Brasília às ações armadas na Amazônia.
14h30_15h45
LUCIANA SERVO – PRESIDENTE DO IPEA
Mediadoras: Flavia Lima (Folha SP) e Patrícia Campos Mello (Folha SP)
Tema: Pesquisando o futuro do país
À frente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, órgão que fornece dados e apoio técnico para a formulação de políticas públicas, Luciana Servo tem como missão assessorar o governo de forma crítica. Primeira presidente negra do Ipea, Servo é funcionária de carreira desde 1998 e falará da importância da formação de quadros no funcionalismo público.
16h30_17h45
GABRIEL GALÍPOLO – SECRETÁRIO EXECUTIVO DO MINISTÉRIO DA FAZENDA
Mediadores: Rafael Cariello (jornalista) e Ana Clara Costa (piauí)
Tema: A máquina econômica
O economista Gabriel Galípolo teve sua primeira passagem pela máquina pública em 2007, no governo de José Serra em São Paulo. De 2017 a 2021, foi presidente do banco Fator, instituição com expertise em parcerias público-privadas. Em 2023 voltou à máquina federal como secretário executivo do Ministério da Fazenda de Fernando Haddad. Também como professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo em parceria com a London School of Economics and Political Science, Galípolo falará sobre o funcionamento da máquina da perspectiva do mercado privado, da gestão pública e do debate acadêmico.
18h30_19h45
ANIELLE FRANCO – MINISTRA DA IGUALDADE RACIAL
Mediadores: Tiago Rogero (Rádio Novelo) e Breno Pires (piauí)
Tema: Da militância à institucionalidade
Militante do movimento negro e fundadora do Instituto Marielle Franco, a ministra da Igualdade Racial Anielle Franco falará sobre os desafios de criar um ministério do zero – das limitações orçamentárias às diferenças entre pensar políticas públicas a partir da militância e, agora, da institucionalidade.
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí