Alta tensão
Em cinco anos, Daniel Vorcaro multiplicou o tamanho do Banco Master, com negócios de risco e parceiros explosivos. Até onde ele vai?
Consuelo DieguezA peça de reposição
Em sua cruzada ideológica, Nikolas Ferreira vira o garoto de ouro do bolsonarismo
João Batista Jr.Desde que cheguei aqui
“Não quero endurecer a ponto de me acostumar a viver assim”
Leila SalimSete mil páginas de espanto
A vida bandida de dois poderosos delegados da Polícia Civil do Rio de Janeiro
Allan de AbreuNosso mundo
Eu, Édouard Louis, a homofobia e a mobilidade social
Thallys BragaO complexo: parte I_antes e depois
Da caridade alheia ao maior serviço público de saúde do mundo
Rodrigo de Oliveira AndradeNuremberg, de novo
Um juiz e um tribunal para julgar Putin, Netanyahu e líderes do Hamas
Simone DuarteA tropa da mentira
A aliança entre extremistas de direita e as big techs para silenciar um laboratório que monitora as redes sociais
Bernardo EstevesA carta que resta
Stênio Gardel, o primeiro brasileiro a ganhar o National Book Award
Matheus Lopes QuirinoPlanetas terra
Um inventário das sementes do Brasil
Armando Antenore18 anos
Uma HQ comemorativa
Renato Terra e Caco GalhardoMas onde é aqui?
O livro de Marcelo Rubens Paiva, o filme de Walter Salles e o Brasil contemporâneo
Fernando de Barros e SilvaAté o tutelar pede conselho pra mim
Também mandei para a Tabata um telegrama com minhas valiosas dicas
O mundo está em todo lugar
Talvez eu também esteja presa, em um outro tipo de prisão, dessas que a gente não enxerga as grades
Carola SaavedraUma noite de asfixia
O planeta como conhecíamos já acabou, mas os bares continuam cheios
Giovana Madalossocartuns
esquinas
COLABORADORES
[Capa], artista plástico, assina a direção de arte do jogo virtual Lampião Verde – a maldição da botija.
[A peça de reposição, p. 16], repórter da piauí, publicou A beleza da vida: a biografia de Marco Antonio de Biaggi (Abril). Fotografia de Diego Bresani.
[Até o Tutelar pede conselho pra mim, p. 32] é colunista da Folha de S.Paulo e diretor de Narciso em férias e Uma noite em 67. Publicou Diário da Dilma (Companhia das Letras). Ilustração de Caco Galhardo.
[18 anos: Uma HQ comemorativa, p. 44], cartunista e roteirista, publicou Cinco mil anos: e (quase) todas as tiras (Companhia das Letras). Coautoria de Renato Terra.
[Nuremberg, de novo, p. 56], jornalista, chefiou o escritório da Globo em Nova York e foi diretora executiva do jornal português Público. É autora de O vento mudou de direção: o Onze de Setembro que o mundo não viu (Fósforo) e diretora do documentário Sérgio Vieira de Mello – a caminho de Bagdá.
[O Complexo: Parte I_Antes e depois, p. 70] é jornalista, especializado na cobertura de ciência, tecnologia e meio ambiente. Ilustração de Vânia Mignone.
[Nosso mundo, p. 86] é repórter da piauí.
[O mundo está em todo lugar, p. 100] é escritora, autora dos romances Com armas sonolentas e O manto da noite (Companhia das Letras), entre outros. É professora e pesquisadora de literatura e estudos culturais no Instituto Luso-Brasileiro da Universidade de Colônia, na Alemanha. Ilustração de Luyse Costa.
[Uma noite de asfixia, p. 110] é escritora, autora do romance Suíte Tóquio (Todavia), entre outros livros. Também é colunista da Folha de S.Paulo.
Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval.
[Mas onde é aqui?, p. 7] é repórter da piauí e apresentador do podcast Foro de Teresina.
[A tropa da mentira, p. 24], repórter da piauí, é apresentador do podcast A Terra é Redonda (Mesmo) e autor dos livros Admirável Novo Mundo: uma história da ocupação humana nas Américas (Companhia das Letras) e Domingo é dia de ciência (Azougue Editorial). Ilustração de Gidalti Moura Jr.
[Alta tensão, p. 34], repórter da piauí, é autora de O ovo da serpente – nova direita e bolsonarismo: seus bastidores, personagens e a chegada ao poder (Companhia das Letras).
[Sete mil páginas de espanto, p. 48], repórter da piauí, é autor dos livros O delator, Cocaína: a rota caipira e Cabeça Branca (Record).
[Desde que cheguei aqui, p. 62] é jornalista e pesquisadora em comunicação política.
[Planetas Terra, p. 76] é editor da piauí, autor de Júlia e Coió, Rita distraída e Sorri, Lia (Edições SM). Fotos de Riccardo Riccio com o Seeds Collective.
[A carta que resta, p. 94] é escritor e jornalista. Foi editor-assistente do Aliás, suplemento de livros do jornal O Estado de S. Paulo.
[Poesia, p. 104] é poeta e dramaturgo. Nasceu em 1944 em Caiena, na Guiana Francesa, onde vive. É autor, entre outros, de Les rituels du vent (2013), Comme des gouttes de sang (1988) e de Uma flecha para o país em leilão (1975), que será lançado em novembro pela editora Papéis Selvagens. Tradução de Danielle Grace.
Cartunistas desta edição: Adão Iturrusgarai, Aline Zouvi, Allan Sieber, André Dahmer, Andrício de Souza, Caco Galhardo, Carol Ito, Cynthia Bonacossa, Fabiane Langona, Gabriel Pardal, Galvão Bertazzi, Paula Villar, Rafael Calça e Reinaldo Figueiredo.