minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos
Em chamas de Vito Quintans

_217

Outubro 2024

cartuns

Cartuns Adão Iturrusgarai, Aline Zouvi, Allan Sieber, André Dahmer, Andrício de Souza, Caco Galhardo, Carol Ito, Cynthia Bonacossa, Fabiane Langona, Gabriel Pardal, Galvão Bertazzi, Paula Villar, Rafael Calça e Reinaldo Figueiredo

COLABORADORES

Vito Quintans

[Capa], artista plástico, assina a direção de arte do jogo virtual Lampião Verde – a maldição da botija.

João Batista Jr.

[A peça de reposição, p. 16], repórter da piauí, publicou A beleza da vida: a biografia de Marco Antonio de Biaggi (Abril). Fotografia de Diego Bresani.

Renato Terra

[Até o Tutelar pede conselho pra mim, p. 32] é colunista da Folha de S.Paulo e diretor de Narciso em férias e Uma noite em 67. Publicou Diário da Dilma (Companhia das Letras). Ilustração de Caco Galhardo.

Caco Galhardo

[18 anos: Uma HQ comemorativa, p. 44], cartunista e roteirista, publicou Cinco mil anos: e (quase) todas as tiras (Companhia das Letras). Coautoria de Renato Terra.

Simone Duarte

[Nuremberg, de novo, p. 56], jornalista, chefiou o escritório da Globo em Nova York e foi diretora executiva do jornal português Público. É autora de O vento mudou de direção: o Onze de Setembro que o mundo não viu (Fósforo) e diretora do documentário Sérgio Vieira de Mello – a caminho de Bagdá.

Rodrigo de Oliveira Andrade

[O Complexo: Parte I_Antes e depois, p. 70] é jornalista, especializado na cobertura de ciência, tecnologia e meio ambiente. Ilustração de Vânia Mignone.

Thallys Braga

[Nosso mundo, p. 86] é repórter da piauí.

Carola Saavedra

[O mundo está em todo lugar, p. 100] é escritora, autora dos romances Com armas sonolentas e O manto da noite (Companhia das Letras), entre outros. É professora e pesquisadora de literatura e estudos culturais no Instituto Luso-Brasileiro da Universidade de Colônia, na Alemanha. Ilustração de Luyse Costa.

Giovana Madalosso

[Uma noite de asfixia, p. 110] é escritora, autora do romance Suíte Tóquio (Todavia), entre outros livros. Também é colunista da Folha de S.Paulo.

Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval.

Fernando de Barros e Silva

[Mas onde é aqui?, p. 7] é repórter da piauí e apresentador do podcast Foro de Teresina.

Bernardo Esteves

[A tropa da mentira, p. 24], repórter da piauí, é apresentador do podcast A Terra é Redonda (Mesmo) e autor dos livros Admirável Novo Mundo: uma história da ocupação humana nas Américas (Companhia das Letras) e Domingo é dia de ciência (Azougue Editorial). Ilustração de Gidalti Moura Jr.

Consuelo Dieguez

[Alta tensão, p. 34], repórter da piauí, é autora de O ovo da serpente – nova direita e bolsonarismo: seus bastidores, personagens e a chegada ao poder (Companhia das Letras).

Allan de Abreu

[Sete mil páginas de espanto, p. 48], repórter da piauí, é autor dos livros O delator, Cocaína: a rota caipira e Cabeça Branca (Record).

Leila Salim

[Desde que cheguei aqui, p. 62] é jornalista e pesquisadora em comunicação política.

Armando Antenore

[Planetas Terra, p. 76] é editor da piauí, autor de Júlia e Coió, Rita distraída e Sorri, Lia (Edições SM). Fotos de Riccardo Riccio com o Seeds Collective.

Matheus Lopes Quirino

[A carta que resta, p. 94] é escritor e jornalista. Foi editor-assistente do Aliás, suplemento de livros do jornal O Estado de S. Paulo.

Élie Stéphenson

[Poesia, p. 104] é poeta e dramaturgo. Nasceu em 1944 em Caiena, na Guiana Francesa, onde vive. É autor, entre outros, de Les rituels du vent (2013), Comme des gouttes de sang (1988) e de Uma flecha para o país em leilão (1975), que será lançado em novembro pela editora Papéis Selvagens. Tradução de Danielle Grace.

Cartunistas desta edição: Adão Iturrusgarai, Aline Zouvi, Allan Sieber, André Dahmer, Andrício de Souza, Caco Galhardo, Carol Ito, Cynthia Bonacossa, Fabiane Langona, Gabriel Pardal, Galvão Bertazzi, Paula Villar, Rafael Calça e Reinaldo Figueiredo.