A aposta do fim da guerra
Em outubro de 1943 a vitória das forças aliadas sobre o Eixo na segunda guerra mundial parecia já estar definida. Sabia-se que Hitler e os outros integrantes do Eixo ? sobretudo o Japão ? ainda tentariam resistir por um tempo, mas a sorte do Terceiro Reich já parecia definitivamente selada para aqueles que dispunham das informações mais secretas. É nesse momento que os dois mais poderosos generais das forças aliadas resolvem registrar em papel uma aposta privada, que evidencia hoje o quão difícil era, naquele momento, prever a evolução da situação militar na Europa, foco das principais batalhas.
Em outubro de 1943 a vitória das forças aliadas sobre o Eixo na Segunda Guerra Mundial parecia já estar definida. Sabia-se que Hitler e os outros integrantes do Eixo ? sobretudo o Japão ? ainda tentariam resistir por um tempo, mas a sorte do Terceiro Reich já parecia definitivamente selada para aqueles que dispunham das informações mais secretas. É nesse momento que os dois mais poderosos generais das forças aliadas resolvem registrar em papel uma aposta privada, que evidencia hoje o quão difícil era, naquele momento, prever a evolução da situação militar na Europa, foco das principais batalhas.
Dwight Eisenhower, futuro presidente dos Estados Unidos e então comandante supremo das Forças Aliadas, mantinha um relacionamento próximo com o mais graduado dos generais ingleses, Bernard Montgomery, carinhosamente apelidado “Monty” por seus comandados, e mais tarde agraciado com o título de Lorde Montgomery de Alamein pelo Rei da Inglaterra. Ambos estavam na Itália no dia em que assinaram este documento oficializando a aposta de uma quantia simbólica, as vésperas do ataque decisivo das forças inglesas e americanas na frente de Volturno, após a deposição de Mussolini. A pequena folha de papel pautado diz, na letra de Eisenhower:
“Acordo efetivo a partir do dia 11 de outubro de 1943 entre os generais Eisenhower e Montgomery pela quantia de 5 libras esterlinas. O general E. aposta que a guerra com a Alemanha terminará antes do Natal de 1944, hora local”.
Dwight D. Eisenhower B. L. Montgomery – general”
A evolução das operações militares nos 14 meses seguintes deu razão ao general inglês Montgomery, pois somente em maio de 1945 ? com o suicídio de Hitler ? a Alemanha capitulou sem condições e a guerra na Europa chegou finalmente ao ser término.
Este documento foi guardado como recordação pelo ajudante de ordens do general Eisenhower, o coronel Ernest Lee, que o conservou até a sua morte em 1965. Sua família manteve o documento por mais 45 anos e o pôs em leilão em 2010.
Ainda que singelo, este pequeno pedaço de papel tem o intenso poder de evocação de eventos que mudaram o mundo. Ilustra também o estado de espírito dos principais protagonistas da guerra na Europa, que o bloco aliado tentava desesperadamente abreviar, mas que ainda custou dezenas de milhões de vidas em sua etapa final.
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí