O décimo episódio de A Terra é redonda reflete sobre como será o mundo após a passagem do novo coronavírus. O apresentador Bernardo Esteves convida especialistas para discutirem como devem ficar a saúde mental dos brasileiros, a luta contra o racismo estrutural, a vigilância do Estado sobre os cidadãos e a confiança da população na ciência depois da pandemia.
A psiquiatra e neurocientista Natália Mota apresenta um estudo que investiga os sonhos dos brasileiros durante a quarentena e mostra como eles apontam para os desafios de saúde mental que o novo coronavírus deixará como legado.
A historiadora e antropóloga Lili Schwarcz explica por que considera a pandemia um desfecho simbólico para o século XX e discute como as ciências humanas e sociais podem nos orientar no mundo pós-coronavírus.
A epidemiologista Emanuelle Góes mostra por que a população negra é mais vulnerável à Covid-19 e aponta os desafios para que a sociedade brasileira combata o racismo estrutural depois da pandemia.
A comunicóloga Fernanda Bruno analisa o caso dos países que apostaram na vigilância de seus cidadãos para combater a Covid-19 e discute como a sociedade pode resguardar sua privacidade no mundo pós-coronavírus.
Por fim, o físico e sociólogo da ciência Yurij Castelfranchi examina como o novo coronavírus afetou a confiança da população na ciência e reflete sobre o futuro do ensino e da divulgação científica depois da pandemia.
*
O décimo episódio marca o fim desta temporada de A Terra é redonda. A piauí continua de olho na pandemia causada pelo novo coronavírus nos podcasts Foro de Teresina, Maria vai com as outras e Luz no fim da quarentena.
*
Você pode seguir o podcast A Terra é redonda também nas redes sociais: no Twitter e no grupo fechado para os ouvintes no Facebook. Ouça outros episódios AQUI.
Se quiser falar diretamente com a equipe, escreva para terraredonda@revistapiaui.com.br.
Ficha técnica:
Apresentação: Bernardo Esteves
Coordenação geral: Paula Scarpin
Roteiro: Bernardo Esteves, Flora Thomson-DeVeaux e Paula Scarpin
Checagem de apuração: Plínio Lopes
Produção: Mari Faria
Montagem: Clara Rellstab
Música: Mari Romano
Finalização e mixagem: João Jabace
Engenheiro de som: Danny Dee e Lucca Mendez
Identidade sonora: Mari Romano
Identidade visual: Paula Cardoso
Distribuição: Yasmin Santos
Redes sociais: Isabela Moreira
Coordenação digital: Kellen Moraes
Gravado em casa com apoio do estúdio Rastro
A Terra é redonda é uma produção da Rádio Novelo para a revista piauí