O crítico e novelista Adolfo Victor Casais Monteiro detestava horários, grã-finos profissionais e pessoas sensatas. Nascido em Portugal, Adolfo era um amante do Brasil. Na seção “gosta” destacou que adorava cachaça (brasileira), o Rio (sobre todas as cidades do mundo) e Praia Grande (em São Paulo).
As respostas de Monteiro fazem parte da seção, apelidada de Gosta/Detesta, que integrava a coluna Arquivos Implacáveis, elaborada pelo escritor e jornalista João Condé, que existiu de 1952 até 1958. A seção do “Gosta/Detesta” no formato estruturado como um quadro com tópicos foi encontrada 38 vezes entre 1955 e 1958, (em outras edições, apareceu como um texto corrido).
A piauí procurou o acervo de edições da revista O Cruzeiro (catalogado pela Biblioteca Nacional e disponível digitalmente no site da hemeroteca digital) para conhecer outros exemplos.
Leia aqui o texto completo que, ao final, traz comentários sobre a onipresença das citações sobre mulheres, elaborados pela Mari Faria, coordenadora de estratégias da piauí e diretora do Foro de Teresina.
É estagiário de jornalismo na piauí
Coordenadora de Estratégias da piauí e diretora do podcast Foro de Teresina. Foi editora e produtora na GloboNews e TV Globo.