minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos

Festival Piauí GloboNews de jornalismo

Anabel Hernández e os senhores do narcotráfico

Em outubro de 2010, a jornalista mexicana Anabel Hernández publicou o livro Os Senhores do Narco, no qual narra as raízes do tráfico de drogas no México e sua ligação com o governo, empresários, a Polícia Federal mexicana e a C.I.A. Para escrever o livro-reportagem, Hernández teve acesso a uma vasta documentação oficial, relatos de personagens ligados aos principais cartéis de drogas do México, autoridades e pesquisadores do tema. Com esse material, a jornalista conseguiu investigar a origem da violenta luta de grupos criminosos pelo poder de distribuição e venda de drogas na América do Norte.

16set2015_19h08
Foto: Sáshenka Gutiérrez
Foto: Sáshenka Gutiérrez

Em outubro de 2010, a jornalista mexicana Anabel Hernández publicou o livro Os Senhores do Narco, no qual narra as raízes do tráfico de drogas no México e sua ligação com o governo, empresários, a Polícia Federal mexicana e a C.I.A. Para escrever o livro-reportagem, Hernández teve acesso a uma vasta  documentação oficial, relatos de personagens ligados aos principais cartéis de drogas do México, autoridades e pesquisadores do tema. Com esse material, a jornalista conseguiu investigar a origem da violenta luta de grupos criminosos pelo poder de distribuição e venda de drogas na América do Norte.

A jornalista acompanhou a evolução do crime organizado mexicano nos últimos 40 anos e mostrou a ascensão de poderosos senhores do narcotráfico, como os irmãos Beltran Leyva, Ismael El Mayo Zambada, Joaquín Guzmán Loera, líderes criminosos que se infiltraram na estrutura do Estado e colocaram a máquina do governo a seu serviço.

Desde o lançamento do livro em 2010, Anabel Hernández é acompanhada permanentemente por escoltas da Procuradoria Geral de Justiça do Distrito Federal do México. Ainda assim, sua família foi vítima de um ataque durante uma festa de aniversário em 2011, e algumas de suas fontes foram ameaçadas, torturadas e assassinadas.

Depois de receber ameaças de morte, a jornalista deixou o México e hoje vive na Califórnia, onde participa do Programa de Jornalismo Investigativo da Universidade da Califórnia. 

Leia Também

Últimas Mais Lidas

O n+1 e o digital

O Nieman Lab, laboratório de jornalismo da Universidade Harvard, publicou em setembro uma matéria sobre como o n+1 tem se adaptado ao digital. Até há pouco tempo, os editores da revista de ensaio e cultura faziam questão de manter os textos exclusivos para o impresso. Agora, dez anos após a criação da revista, eles começaram a permitir o acesso de parte do conteúdo na internet para os assinantes, atraindo cerca de 180 000 visitas por mês. Um novo layout e uma presença mais ativa nas redes sociais também foram aprovados para este ano.

Gonzalo Frasca e o newsgame

O uruguaio Gonzalo Frasca é inventor dos primeiros newsgames, mistura de jornalismo com videogames. Desde o início dos 2000, seu blog Ludology.org tem sido fonte paras pesquisas acadêmicas sobre comunicação digital.

Local definido

O Festival Piauí acontecerá no Colégio Dante Alighieri, em frente ao parque Trianon, de acesso fácil por metrô e ônibus.

O native advertising do New York Times

Há dois meses, o artigo Women inmates foi publicado no site do New York Times. A reportagem, um retrato da população carcerária feminina nos Estados Unidos, incluía vídeos, fotos, estatísticas e rolagem interativa. Patrocinada pelo Netflix, a matéria foi bolada para divulgar o lançamento da segunda temporada de Orange is the New Black, uma série sobre prisões femininas. Pela qualidade do texto e o uso de recursos sofisticados, a iniciativa foi considerada um salto no native advertising.

Atavist

O Atavist é uma start-up de publicações digitais criada por um trio de jornalistas americanos que trabalhavam na Wired. Eles disponibilizam ferramentas para os assinantes criarem, programarem, publicarem e venderem seus próprios livros e reportagens digitais. O site também pauta repórteres para fazerem longas reportagens digitais. Eles têm chamado muita atenção no jornalismo digital, atraindo investimentos do Google, do NetScape, do PayPal e do Facebook.

Mais textos