minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos
=igualdades

Brasil foi o país que proporcionalmente mais emitiu CO2 a partir da destruição de florestas

Amanda Gorziza, Bernardo Esteves e Renata Buono | 16 nov 2021_09h47
A+ A- A

Desmatamento e outras mudanças no uso da terra foram a fonte de 86% do CO2 emitido no Brasil em 171 anos. Já na Rússia, país com vasta extensão de florestas, essa fonte responde por 32% das emissões – nos Estados Unidos, elas representam 17,5% do total.

Ao contrário dos países que se industrializaram primeiro e emitiram gases-estufa principalmente queimando combustíveis fósseis, o Brasil não converteu as suas emissões em prosperidade e desenvolvimento. O mesmo aconteceu com a Indonésia, quinto lugar no ranking histórico do Carbon Brief, que também tem no desmatamento a sua maior fonte de emissões. 

“A diferença entre o Brasil ser um vilão ou herói do clima é o desmatamento. Se pegarmos só as nossas emissões dos outros setores, vamos muito bem em relação ao resto do mundo. É só tirar o desmatamento. Se mantivermos tudo como está nos outros setores e resolvermos o problema do desmatamento, nós ainda assim seremos heróis do clima. Essa é a diferença fundamental do Brasil pro restante do mundo”, afirmou o coordenador do SEEG, Tasso Azevedo.

Fonte: Carbon Brief

Assine nossa newsletter

Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí