minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos

Festival Piauí GloboNews de jornalismo

Veja como foi o segundo dia do Festival Piauí GloboNews de Jornalismo

Último dia do festival contou com nomes como David Fahrenthold, vencedor do Pulitzer 2017, e Jacob Weisberg, presidente do Slate Group e criador do Trumpcast

08out2017_10h02
FOTO: TUCA VIEIRA

Neste domingo aconteceu o segundo dia do Festival Piauí GloboNews de Jornalismo. Com mediação de jornalistas da piauí, convidados debateram desde sábado o tema “O que aprendi”. A cobertura do evento foi feita através da fanpage do evento, do perfil no Twitter e nos Stories do perfil da piauí no Instagram. Veja também como foi o dia de abertura do festival em nosso site.

A programação começou com uma conversa entre a jornalista russa Yevgenia Albats e os mediadores Rafael Cariello, da piauí, e André Petry, da Veja. Albats é editora-chefe da revista de política The New Times e foi a primeira a denunciar na imprensa de seu país as irregularidades cometidas pela KGB, o serviço secreto da extinta União Soviética.

Michael Oreskes, vice-presidente de notícias e diretor editorial da rádio americana NPR, deu continuidade à programação do dia em conversa mediada pela repórter da piauí Paula Scarpin e pelo jornalista da CBN Ricardo Gandour. Com faro e talento para entender como as novas mídias operam, foi sob o comando de Oreskes que a NPR lançou seus podcasts de sucesso, como o NPR Politics Podcast e o Embedded.

Jacob Weisberg, presidente do conglomerado de mídia digital americana The Slate Group, conversou com João Moreira Salles, editor da piauí, e João Gabriel de Lima, ex-jornalista da Época. Seu produto mais conhecido é a revista Slate, em que milhões de pessoas acessam conteúdos de política, arte, cultura, esporte e notícias em geral. Em 2016, Weisberg lançou uma série de podcasts chamada Trumpcast, que se propõe a investigar, analisar e compreender o mandato do presidente americano por meio de entrevistas.

O 4º Festival Piauí GloboNews de Jornalismo se encerrou com uma conversa entre Daniela Pinheiro, da piauí, Bernardo Mello Franco, da Folha de S.Paulo, e David Fahrenthold, do Washington Post. Sua investigação sobre as falsas doações de Trump a instituições de caridade lhe rendeu o Prêmio Pulitzer de Reportagem Nacional deste ano.

Leia Também

Últimas Mais Lidas

O n+1 e o digital

O Nieman Lab, laboratório de jornalismo da Universidade Harvard, publicou em setembro uma matéria sobre como o n+1 tem se adaptado ao digital. Até há pouco tempo, os editores da revista de ensaio e cultura faziam questão de manter os textos exclusivos para o impresso. Agora, dez anos após a criação da revista, eles começaram a permitir o acesso de parte do conteúdo na internet para os assinantes, atraindo cerca de 180 000 visitas por mês. Um novo layout e uma presença mais ativa nas redes sociais também foram aprovados para este ano.

Gonzalo Frasca e o newsgame

O uruguaio Gonzalo Frasca é inventor dos primeiros newsgames, mistura de jornalismo com videogames. Desde o início dos 2000, seu blog Ludology.org tem sido fonte paras pesquisas acadêmicas sobre comunicação digital.

Local definido

O Festival Piauí acontecerá no Colégio Dante Alighieri, em frente ao parque Trianon, de acesso fácil por metrô e ônibus.

O native advertising do New York Times

Há dois meses, o artigo Women inmates foi publicado no site do New York Times. A reportagem, um retrato da população carcerária feminina nos Estados Unidos, incluía vídeos, fotos, estatísticas e rolagem interativa. Patrocinada pelo Netflix, a matéria foi bolada para divulgar o lançamento da segunda temporada de Orange is the New Black, uma série sobre prisões femininas. Pela qualidade do texto e o uso de recursos sofisticados, a iniciativa foi considerada um salto no native advertising.

Atavist

O Atavist é uma start-up de publicações digitais criada por um trio de jornalistas americanos que trabalhavam na Wired. Eles disponibilizam ferramentas para os assinantes criarem, programarem, publicarem e venderem seus próprios livros e reportagens digitais. O site também pauta repórteres para fazerem longas reportagens digitais. Eles têm chamado muita atenção no jornalismo digital, atraindo investimentos do Google, do NetScape, do PayPal e do Facebook.

Mais textos