A piauí lança hoje o concurso Uma história na minha esquina, que vai premiar e publicar os melhores textos feitos por estudantes de jornalismo.
A seção Esquina está presente desde a primeira edição da revista piauí, em outubro de 2006, e reúne textos mais breves. São histórias de todo canto, sobre pessoas, lugares e acontecimentos, que muitas vezes passariam longe do noticiário. Os textos são feitos com o mesmo rigor de reportagens mais extensas da revista e do site e passam por um trabalho atento de edição, checagem e revisão. Na forma, porém, muitas vezes se assemelham a pequenos contos.
Entre os mais de 1 500 textos já publicados nas Esquinas estão um serviço de telegrama anônimo para pessoas com mau hálito, um mordomo brasileiro nas Arábias que recebe todo tipo de demanda extravagante, a maratona de CPIs de um senador da República, a morte e a vida de um casal de cisnes no Parque Guinle e as origens do cupuaçu.
O concurso Uma história na minha esquina busca textos originais feitos nesse espírito. Não há restrição de temas ou lugares. Talvez a boa pauta esteja realmente na sua esquina.
Jornalistas da piauí selecionarão os vencedores, observando a qualidade da apuração e do texto.
Os três vencedores serão convidados a publicar seus textos no site da piauí e a premiação será a seguinte:
1ª colocação 4 mil reais + um kit piauí/Companhia das Letras (com livros e brindes)
2ª colocação 3 mil reais + um kit piauí/Companhia das Letras (com livros e brindes)
3ª colocação 2 mil reais + um kit piauí/Companhia das Letras (com livros e brindes)
Regulamento:
Os textos originais devem ter entre 4 mil e 7 mil toques (caracteres com espaço). O autor pode deixar anotações sobre a reportagem à parte (indicando, por exemplo, links e documentos que facilitem a checagem dos fatos).
O participante deve ter ao menos 18 anos e estar matriculado em um curso de jornalismo em uma universidade brasileira, em qualquer período.
Só serão aceitos textos enviados para o e-mail concurso@revistapiaui.com.br até o dia 11 de novembro de 2024, em arquivo Word.
É necessário enviar na mesma mensagem de e-mail um currículo (anexado ou colado no texto) ou um link para o perfil do Linkedin ou portfólio digital.
Qualquer desrespeito às regras acima poderá implicar a desqualificação do candidato.
Se for detectado o uso de plágio ou ferramentas de inteligência artificial, o texto estará automaticamente descartado.
O resultado será divulgado até o dia 27 de novembro no site da piauí.
Como é padrão na revista e no site, as Esquinas escritas pelos finalistas passarão por edição, checagem e revisão antes de serem publicadas, e todas essas fases serão acompanhadas pelo autor.
Perguntas enviadas por interessados:
O mesmo autor pode inscrever mais de uma reportagem?
Sim. Quantas quiser.
Os textos devem ser assinados por um só autor?
Sim. Não serão aceitas inscrições em duplas ou grupos maiores.
Os textos podem ter sido publicados em outros veículos de comunicação?
Não. As exceções são trabalhos acadêmicos ou atividades da universidade, como jornal laboratório.
Tem mais dúvidas? Pode enviá-las também para concurso@revistapiaui.com.br
Boa sorte!
A redação da piauí