minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos

Festival Piauí GloboNews de jornalismo

Conheça os convidados do Festival 2015: Franklin Foer

Com passagens pelas publicações Slate e New York, Franklin Foer é mais conhecido por ter sido editor da revista The New Republic, onde enfrentou o desafio de fazer reportagens de qualidade em tempos de produção jornalística voltada para o número de cliques nos sites.

23jul2015_16h37
Slate
Slate

Com passagens pelas publicações e New York, Franklin Foer é mais conhecido por ter sido editor da revista The New Republic (TNR). Em sua participação no Festival Piauí GloboNews, Foer falará sobre o desafio de fazer reportagens de qualidade em tempos de produção jornalística voltada para o número de cliques nos sites.

Ao assumir pela primeira vez a TNR (entre 2006 e 2010), Foer herdou uma revista que havia sofrido, nos anos anteriores, uma queda de circulação de quase 40%. Descreveu a experiência como uma “missão de preservação”. Em 2012, após a compra da revista pelo jovem empresário e co-fundador do Facebook Chris Hughes, Foer foi contratado de volta para seu antigo cargo e chefiou a retomada da The New Republic ao grupo das publicações mais respeitadas dos Estados Unidos.

Inicialmente, a participação de Hughes se resumia a injetar dinheiro e delegar a linha editorial a Foer, dando continuidade ao legado da publicação. No entanto, o empresário mudou paulatinamente o foco da revista para o aumento das pageviews em seu site, tendência que culminou, em 2014, na contratação de Guy Vidra para o até então inexistente cargo de CEO. Vidra, um ex-editor do Yahoo, tinha a missão de mudar a cultura de jornalismo tradicional da TNR em busca de um modelo de negócio mais rentável e atento à internet – em detrimento do conteúdo tradicionalmente produzido para a revista impressa –, esforço que irritou os profissionais da redação e, por fim, fez com que Foer renunciasse ao cargo. Além dele, dois terços da redação também pediram demissão. A debandada fez com que a revista deixasse de publicar uma edição pela primeira vez em um século.

A mesa será mediada pelo diretor de redação do jornal O Estado de S. Paulo, Ricardo Gandour, e pela jornalista Consuelo Dieguez, da revista piauí.

Mais: Leia o perfil de Foer publicado no New York Times

Leia a despedida sobre a TNR publicada na revista piauí

Leia Também

Últimas Mais Lidas

O n+1 e o digital

O Nieman Lab, laboratório de jornalismo da Universidade Harvard, publicou em setembro uma matéria sobre como o n+1 tem se adaptado ao digital. Até há pouco tempo, os editores da revista de ensaio e cultura faziam questão de manter os textos exclusivos para o impresso. Agora, dez anos após a criação da revista, eles começaram a permitir o acesso de parte do conteúdo na internet para os assinantes, atraindo cerca de 180 000 visitas por mês. Um novo layout e uma presença mais ativa nas redes sociais também foram aprovados para este ano.

Gonzalo Frasca e o newsgame

O uruguaio Gonzalo Frasca é inventor dos primeiros newsgames, mistura de jornalismo com videogames. Desde o início dos 2000, seu blog Ludology.org tem sido fonte paras pesquisas acadêmicas sobre comunicação digital.

Local definido

O Festival Piauí acontecerá no Colégio Dante Alighieri, em frente ao parque Trianon, de acesso fácil por metrô e ônibus.

O native advertising do New York Times

Há dois meses, o artigo Women inmates foi publicado no site do New York Times. A reportagem, um retrato da população carcerária feminina nos Estados Unidos, incluía vídeos, fotos, estatísticas e rolagem interativa. Patrocinada pelo Netflix, a matéria foi bolada para divulgar o lançamento da segunda temporada de Orange is the New Black, uma série sobre prisões femininas. Pela qualidade do texto e o uso de recursos sofisticados, a iniciativa foi considerada um salto no native advertising.

Atavist

O Atavist é uma start-up de publicações digitais criada por um trio de jornalistas americanos que trabalhavam na Wired. Eles disponibilizam ferramentas para os assinantes criarem, programarem, publicarem e venderem seus próprios livros e reportagens digitais. O site também pauta repórteres para fazerem longas reportagens digitais. Eles têm chamado muita atenção no jornalismo digital, atraindo investimentos do Google, do NetScape, do PayPal e do Facebook.

Mais textos