minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos

festival

Conheça os convidados: Margalit Fox

A jornalista e escritora é considerada uma das melhores obituaristas que o New York Times já teve

25out2018_14h52
ILUSTRAÇÃO: CAIO BORGES

Twitter |@margalitfox

Em junho deste ano, Margalit Fox assinou seu próprio obituário no New York Times. Foi sua despedida da seção que escreveu durante catorze anos, entre 2004 e 2018. Nesse meio-tempo, estima-se que ela tenha escrito cerca de 1 400 perfis póstumos de anônimos e famosos. Fox entrou para o jornal em 1994 trabalhando como editora da revista Sunday Book Review. Desde então é possível encontrar artigos dela sobre linguística e cultura em outras publicações como a Variety.

O trabalho de Margalit Fox é uma referência em livros de não ficção e em diversos estudos e análises sobre a natureza dos obituários – a exemplo do documentário Obit, lançado em 2016, inédito no Brasil, que mostra como funciona a seção de obituários do jornal mais influente do mundo.* Fox é sempre lembrada por outros veículos de imprensa como uma das melhores obituaristas que o Times já teve.

Quando se aposentou das redações, ela já havia publicado dois livros, ambos com ótimas críticas e alguns prêmios literários. Seu terceiro livro saiu no meio deste ano: Conan Doyle for the Defense, sobre o autor que criou Sherlock Holmes.

No Festival Piauí GloboNews de Jornalismo 2018, Margalit Fox conversa com os jornalistas José Roberto de Toledo, da piauí, e Julia Duailibi, da GloboNews. O bate-papo acontece no domingo, dia 2 de dezembro, às 16h.

Garanta o seu ingresso AQUI.


* A piauí e o Instituto Moreira Salles estão trazendo o filme, que será exibido no ims Paulista na véspera do festival, sexta, 30/11, às 19h , e também no domingo, 2/12, às 20h.

Leia Também

Relacionadas Últimas

Conheça os convidados: Jack Stewart

Engenheiro mecânico e jornalista, o americano vai falar sobre transportes e cidades do futuro

Conheça os convidados: Hanna Rosin

A repórter americana fundou a seção DoubleX, com conteúdo exclusivo para as mulheres na revista digital Slate

Conheça os convidados: Emily Ramshaw

A americana comanda o Texas Tribune, portal que cobre exclusivamente as instituições públicas do estado do Texas

Conheça os convidados: Hugo Alconada Mon

Jornalista do argentino La Nacion é especialista em reportagens sobre corrupção, lavagem de dinheiro e fraude

Foro de Teresina ao vivo no #festpiauignews

Deputada Janaina Paschoal é entrevistada pelos apresentadores do podcast semanal de política da piauí

Daniela Pinheiro entrevista Pamela McCarthy

Em outubro, a jornalista Daniela Pinheiro, curadora do Festival piauí de jornalismo, visitou a redação da revista The New Yorker. A editora-adjunta Pamela McCarthy, que virá ao festival, apresentou a revista e conversou sobre o futuro do jornalismo.

O n+1 e o digital

O Nieman Lab, laboratório de jornalismo da Universidade Harvard, publicou em setembro uma matéria sobre como o n+1 tem se adaptado ao digital. Até há pouco tempo, os editores da revista de ensaio e cultura faziam questão de manter os textos exclusivos para o impresso. Agora, dez anos após a criação da revista, eles começaram a permitir o acesso de parte do conteúdo na internet para os assinantes, atraindo cerca de 180 000 visitas por mês. Um novo layout e uma presença mais ativa nas redes sociais também foram aprovados para este ano.

Gonzalo Frasca e o newsgame

O uruguaio Gonzalo Frasca é inventor dos primeiros newsgames, mistura de jornalismo com videogames. Desde o início dos 2000, seu blog Ludology.org tem sido fonte paras pesquisas acadêmicas sobre comunicação digital.

Local definido

O Festival Piauí acontecerá no Colégio Dante Alighieri, em frente ao parque Trianon, de acesso fácil por metrô e ônibus.

O native advertising do New York Times

Há dois meses, o artigo Women inmates foi publicado no site do New York Times. A reportagem, um retrato da população carcerária feminina nos Estados Unidos, incluía vídeos, fotos, estatísticas e rolagem interativa. Patrocinada pelo Netflix, a matéria foi bolada para divulgar o lançamento da segunda temporada de Orange is the New Black, uma série sobre prisões femininas. Pela qualidade do texto e o uso de recursos sofisticados, a iniciativa foi considerada um salto no native advertising.

Mais textos