minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos
=igualdades

Covid tem taxa de sequelas parecida com a da meningite bacteriana em crianças

Amanda Gorziza, Pedro Siemsen, Fernanda Nunes e Renata Buono | 28 abr 2021_09h46
A+ A- A

Seis meses depois de terem contraído a Covid-19, 50% dos pacientes curados apresentaram anormalidades em exames de imagem do tórax. A taxa de sequelas deixada pela doença é parecida com a da meningite bacteriana em crianças – metade delas apresenta problemas neurológicos de longo prazo.

A síndrome pós-Covid já atinge mais de 1,4 milhões de brasileiros, de acordo com médicos e cientistas. Entre os sintomas estão falta de ar, fadiga, dificuldade de raciocínio, infarto, depressão, perda de memória, diarréia crônica, perda de cabelo e distúrbios de pele. 

Uma estimativa da Organização Mundial da Saúde avalia que uma em cada dez pessoas que tiveram Covid-19 desenvolveram a síndrome pós-Covid, e os sintomas persistiram após 12 semanas. Um percentual ainda maior de pacientes, 25%, apresentaram sintomas por até quatro a cinco semanas depois de terem testado positivo – e esse fenômeno é chamado de Covid longa. Estima-se que a Covid longa já atinge 3,5 milhões de brasileiros.

Fontes: Estudo de Cortinovis e outros pesquisadores (The Lancet); Estudo de Chandran (The Pediatric Infectious Disease Journal)

Assine nossa newsletter

Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí