Capitulação: em 1938, depois de anunciar a anexação da Áustria, Hitler deixa o Palácio Hofburg, em Viena, ao lado do chanceler do país, Arthur Seyss-Inquart (à dir., em trajes civis) CRÉDITO: SZ PHOTO_SÜDDEUTSCHE ZEITUNG PHOTO_FOTOARENA_1938
Crítico encontra na Bélgica livro raro de Carpeaux
A piauí publica um capítulo de Dos Habsburgos a Hitler, publicado em 1938 pelo autor de História da literatura ocidental
| 05 out 2023_16h58
Antes de imigrar para o Brasil, em 1938, o crítico e jornalista austríaco Otto Maria Carpeaux (1900-78) publicou três livros na Europa. O único que, segundo ele, não ficou obsoleto foi Van Habsburg tot Hitler (Dos Habsburgos a Hitler). Escrito em holandês e publicado na Bélgica – onde Carpeaux se refugiou após a chegada de Hitler ao poder –, o livro nunca foi traduzido no Brasil e é uma raridade nos sebos.
O crítico literário André Rosa conta na piauí de outubro como ele conseguiu um exemplar, num sebo belga, e explica a importância da obra, que descreve a crise política na Áustria após o fim do Império Austro-Húngaro. Depois de receber o volume, o dono do sebo informou a Rosa que o exemplar fazia parte da biblioteca de um descendente do político belga nazista August Borms (1878-1946).
Além da introdução escrita pelo crítico André Rosa, a piauí publica um capítulo do livro de Carpeaux, intitulado “O fim da canção”, que conta os dias tensos na Áustria na véspera da anexação do país pelas forças de Hitler, em 1938.
Os assinantes da revista podem ler a introdução neste link e a íntegra do capítulo neste link.
Leia Mais