minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos

    Intervenção de Paula Cardoso/fotos de internet

questões esotéricas

A culpa é de Saturno e Capricórnio, tá ok?

Como Maricy Vogel se tornou a astróloga preferida dos bolsonaristas 

João Batista Jr. | 20 out 2020_10h55
A+ A- A

Em geral, astrólogos detestam ser chamados de videntes. Acham que o termo  reduz bastante o que fazem. É inegável, porém, que muitos profissionais do ramo ganham projeção e dinheiro quando acertam palpites sobre o futuro, principalmente os de natureza política. A paulistana Maricy Vogel – virginiana com ascendente em Aquário, que mora em Nova York – virou a astróloga preferida do bolsonarismo. O motivo da paixão cósmica: em novembro de 2017, numa entrevista ao apresentador Amaury Jr., ela cravou que Jair Bolsonaro, ariano com ascendente em Peixes, seria eleito presidente do Brasil. Àquela altura, nem o mais talentoso dos profetas ousaria tal prognóstico. De acordo com a astróloga, a improvável vitória se daria porque “Saturno iria entrar em Capricórnio”. Usando a tecla SAP do astrologuês para o português: haveria um retorno do conservadorismo, e nenhum outro candidato aglutinava tão bem os valores tradicionais quanto Bolsonaro. 

Antes disso, Vogel havia preconizado que Donald Trump venceria as eleições presidenciais dos Estados Unidos em 2016, quando todas as pesquisas e boa parte da imprensa norte-americana viam o empresário e ex-apresentador de reality show como um bufão. Não bastasse, no primeiro semestre de 2012, a astróloga previu que Fernando Haddad, aquariano com ascendente em Escorpião, se tornaria prefeito de São Paulo e que o Corinthians se sagraria vencedor da Copa Libertadores da América. 

Agenda cheia e clientes abonados Vogel tem há décadas, mas a demanda nunca se revelou tão grande como agora. “Outro dia, me reconheceram enquanto era chamada para tirar sangue num laboratório, mesmo eu estando de máscara”, relembra. A devoção dos bolsonaristas a motivou a estrear na arena preferida deles, o Twitter, em novembro de 2019. Atualmente, ela soma 20,6 mil seguidores, e alguns de seus tuítes chegam a alcançar mil compartilhamentos. Dentro ou fora das redes sociais, a astróloga faz previsões políticas de forma irônica e, claro, sempre embasada nas estrelas: “O Marreco (como gosta de chamar o ex-ministro Sergio Moro) nunca será presidente do Brasil. O mapa astral dele não bate com o do país.” Ou: “O Calça Apertada (João Doria) pode até se iludir com o cargo, mas esse sucesso também destoa de seu mapa.”

Para as próximas eleições municipais, Vogel evita prever o destino de São Paulo. “Tanto o mapa da cidade quanto o dos candidatos estão embolados. Não vejo ninguém dizendo que vai votar em Celso Russomanno.” Já sobre Manuela D’ Ávila, leonina com ascendente em Virgem e candidata à prefeitura de Porto Alegre pelo PCdoB, a astróloga é categórica: “Neste momento, a Lua dela em Áries significa rejeição. A esquerda não dominará a capital gaúcha.”  


Nascida numa família de judeus alemães em São Paulo, Maricy Vogel cursou administração de empresas e atuou no mercado financeiro como gestora de marketing. É magra, tem 63 anos e estatura mediana, pinta os cabelos de loiro escuro e se veste de maneira sóbria. Frequentemente, adorna o pescoço com lenços ou cachecóis. A personalidade forte a impede de ter papas na língua. 

Na década de 1980, tirou dois anos sabáticos entre Israel e Inglaterra. Quando voltou ao Brasil, resolveu se dedicar exclusivamente à astrologia, área pela qual se interessa desde a adolescência. “Sou autodidata. Já li mais de oitocentos livros sobre o assunto.” Seus primeiros clientes pertenciam à comunidade judaica, como o empresário Meyer Nigri, a jornalista Joyce Pascowitch e a socialite Tania Wagner. “Ao me mudar para Nova York em 1989, passei a atender políticos e milionários dos Estados Unidos e de todo o mundo. Hoje, boa parte dos meus clientes são americanos, indianos e japoneses.” Ela, no entanto, procura vir ao Brasil a cada dois meses para dar conta da freguesia local. Conhecido como “o médico dos famosos”, o cardiologista Roberto Kalil Filho, por exemplo, não assina um contrato ou faz uma viagem sem consultar a astróloga. “Eu atendo mais homens do que mulheres. Não suporto perua preocupada com bolsa Chanel ou Prada. Prefiro lidar com homens de negócios, que querem saber a data certa de fazer o IPO da empresa.”

O preço de sua consulta é 1 500 reais para assuntos pessoais e 2 500 quando a demanda é de caráter empresarial. Ambas duram uma hora. “Atendo gente da família real britânica, tá entendendo? Conheço todos os continentes do mundo. Não sou como qualquer astrólogo de Botucatu, que nunca saiu da própria cidade”, desdenha. Por causa da quarentena, as viagens de Vogel cessaram. Desde março, ela só faz atendimentos por Skype e pelo Facetime, de um flat em São Paulo, onde está hospedada. “Fiquei presa no Brasil quando a pandemia estourou.  Tenho pensado em voltar a morar aqui depois de mais de trinta anos fora.” 

A astróloga afirma que a deputada bolsonarista Bia Kicis (PSL-DF) costuma consultá-la por videochamada. Vogel também menciona o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, como cliente assíduo e conta que foi procurada por Joice Hasselmann (PSC-SP) para ler o mapa astral dela quando a candidata à prefeitura paulistana ainda apoiava Bolsonaro. Kicis confirma que, de fato, se aconselha com a astróloga. Já Caiado e Hasselmann negam. Dizem que nem mesmo a conhecem pessoalmente. 
Embora colecione previsões políticas acertadas, Voguel anteviu que Aécio Neves venceria Dilma Rousseff nas eleições de 2014. “Errei? Claro que não! Houve fraude naquela eleição”, justifica-se, sem apresentar nenhuma evidência da maracutaia e ecoando o discurso do presidenciável derrotado. 

Sobre Olavo de Carvalho, guru bolsonarista e ex-astrólogo que virou professor de filosofia online, limita-se a dizer: “Não nos conhecemos. Só sei que palavrão não sai da minha boca.” Quanto às chances de Bolsonaro se reeleger em 2022, Vogel é enfática: “Ele só não ganha se não disputar a eleição.”

Assine nossa newsletter

Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí