De menor
De menor – sinal de alerta
Há um filme no horizonte que deve ser aguardado com grandes expectativas – é De menor, dirigido pela estreante Caru Alvez de Souza, a partir do roteiro dela e Fabio Meira. Quem já viu confia que não decepcionará ninguém.
Há um filme no horizonte que deve ser aguardado com grandes expectativas – é De menor, dirigido pela estreante Caru Alvez de Souza [foto abaixo], a partir do roteiro dela e Fabio Meira. Quem já viu confia que não decepcionará ninguém.
Premiado como melhor filme de ficção do Festival do Rio, ex aequo com O lobo atrás da porta, de Fernando Coimbra, De menor foi também exibido na 37ª Mostra Internacional de Cinema, em São Paulo, encerrada há dias, já tendo participado do Festival de San Sebastian e do ciclo Cinema em construção, no Encontro de Cinema da América Latina de Toulouse.
Ecoando a versão documental de Juízo (2008), de Maria Augusta Ramos, De menor alcança outra dimensão ao dar tratamento ficcional realista à experiência de vida de uma defensora pública de menores infratores e à observação da situação familiar e social dos meninos, feita no Fórum de Santos pela própria Caru Alvez de Souza. Essa base concreta serve de suporte para uma sensível transfiguração ficcional narrada em tom menor – combinação rara no cinema brasileiro. Sem perda da contundência, De menor evita com grande habilidade transformar a tragédia social em espetáculo, retratando mundos em ruínas.
Ainda sem data de lançamento confirmada, esperamos poder comentar o filme de Caru Alvez de Souza em detalhe quando for estrear.
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí