Na semana em que a corrida eleitoral começa a esquentar, com o início das convenções partidárias que devem oficializar as candidaturas, o Foro de Teresina dedica seu primeiro bloco à intrincada disputa por alianças em um cenário de grande indefinição; no segundo bloco, dedicado às disputas estaduais, as primeiras pesquisas indicam que haverá muito pouca renovação política; para encerrar, comentamos os prejuízos econômicos e políticos decorrentes da greve dos caminhoneiros em maio.
Bloco 1: O nome da noiva
A incerteza a respeito dos rumos da próxima eleição tem dado um poder de barganha crescente ao “Centrão”, bloco formado por DEM, PP, PRB e Solidariedade. O grupo, ao qual seu uniu o PR de Valdemar Costa Neto, decidiu pela indicação de Josué Gomes como candidato a vice nas urnas – resta decidir se na chapa de Ciro Gomes ou de Geraldo Alckmin. O empresário mineiro se tornou a noiva da disputa eleitoral: enquanto Ciro deve amenizar seu discurso para atraí-lo, Alckmin, que tem a preferência do bloco, precisa demonstrar que sua candidatura ainda pode crescer.
Bloco 2: A renovação não virá
Os brasileiros elegerão, em outubro, 1 654 representantes para diferentes cargos, de presidente da República a deputados estaduais. Mas o anseio popular por renovação na política muito provavelmente vai ficar sendo apenas isso mesmo, um desejo. A falta de renovação é consequência das regras aprovadas pelos próprios políticos para a próxima eleição. Elas favorecem quem já ocupa algum cargo público e dificultam o surgimento de novas lideranças.
Bloco 3: O custo-Temer
A greve dos caminhoneiros deixou um rastro de prejuízos sobre a economia brasileira. Segundo dados divulgados pelo Banco Central, a paralisação provocou queda na previsão de crescimento do PIB, a inflação foi a maior para o mês de junho em 23 anos, e a indústria registrou o seu segundo pior desempenho desde que os indicadores começaram a ser medidos pelo IBGE. Os números servem como epitáfio da candidatura de Henrique Meirelles à Presidência.
Quer ouvir os episódios anteriores? Clique aqui.
Você também pode ouvir o podcast em outras plataformas:
Está tendo dificuldades para ouvir o podcast? Confira o nosso guia.
Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Malu Gaspar
Direção: Paula Scarpin
Produção: Luiza Miguez, Luigi Mazza e Mari Faria
Edição: Filipe Di Castro
Finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Paula Cardoso
Distribuição: Kellen Moraes, Luigi Mazza e Yasmin Santos
Gravado no estúdio da Rádio Batuta, no Instituto Moreira Salles