ILUSTRAÇÃO: CARVALL
Foro de Teresina #144: Novos generais, velho truque
O podcast de política da piauí discute os principais fatos da semana
O Foro de Teresina desta semana analisa a crise entre o presidente Jair Bolsonaro e as Forças Armadas, que levou à troca dos comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica; comenta as concessões feitas pelo governo ao Centrão na repentina reforma ministerial, e, por fim, fala dos consecutivos recordes de casos e mortes causados pela Covid-19 no Brasil.
Bloco 1: Crise criada (03:32)
Os três comandantes das Forças Armadas foram demitidos de uma só vez. Isso apenas antecipou o pedido de demissão das lideranças que protestavam contra a saída do general Fernando Azevedo do cargo de ministro da Defesa. Azevedo vinha colecionando atritos com Bolsonaro; já o general Walter Braga Netto, que assumiu a pasta, é visto como alinhado ao presidente.
Toledo: Esse é um governo militar, com milhares de militares com cargos, todos montados na grana e cooptados pelo orçamento dado. Essa é uma crise que não existe internamente nas Forças Armadas, é uma criação de Bolsonaro para ditar o que vem sendo falado e apagar os erros da pandemia.
Bloco 2: Centrão poderoso (19:34)
Em uma reforma ministerial relâmpago, Bolsonaro fez mudanças no comando de seis pastas – em grande medida por pressões do Centrão. A saída de Ernesto Araújo já era antecipada pela imprensa, mas a nomeação da deputada federal Flávia Arruda (PL-DF) para a Secretaria de Governo – estratégica nas negociações com o Congresso – veio como um agrado ao bloco.
Thais: O governo está bem mais fraco depois de todas essas mudanças ministeriais, mas isso não quer dizer que vai cair. Bolsonaro vai se manter no cargo com o apoio do Centrão enquanto for entregando cargos e dinheiro. Porém, as mudanças trazem um isolamento cada vez maior com o STF.
Bloco 3: O ápice do caos (34:37)
Só no mês de março, mais de 66 mil pessoas morreram no Brasil vítimas da Covid-19 – mais de 2 mil mortes por dia. Desde o começo da pandemia foram quase 322 mil mortes. Bolsonaro, que ensaiou mudar o discurso, voltou a boicotar o lockdown. Congresso e empresários articulam para que a iniciativa privada possa adquirir vacinas sem doar nada ao SUS.
Fernando: O Brasil está mostrando ao mundo como fazer tudo errado. Primeiro, dissemina o vírus. Depois, atrasa a compra da vacina, deixa o sistema de saúde em colapso e, por último, privatiza a vacinação para imunizar os ricos primeiro. É uma vergonha!
> Links citados neste episódio:
A reportagem detalhando as manobras feitas no orçamento de 2021 para a distribuição de emendas parlamentares;
A reportagem com a ameaça da equipe econômica de deixar o governo por causa dos problemas no orçamento de 2021;
A taxa de desemprego no Brasil, que ficou em 14,2% no último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE);
A sessão =igualdades do site da piauí que detalha os gastos com a guerra às drogas nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo;
A reportagem da Thais Bilenky para o site da piauí que revelou o esquema de vacinação clandestina de empresários e políticos em Minas Gerais;
A reportagem que detalha o projeto de lei para a facilitar a compra de vacinas;
O portal Geocovid do MapBiomas que monitora a dinâmica da Covid-19 no território brasileiro;
A reportagem que traz a festa de aniversário do governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.
*
O Foro de Teresina tem novos episódios sempre às sextas, a partir das 11 horas. Você encontra o podcast em tocadores como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Cast Box e Amazon Music buscando pelo nome do programa, ou pode acessar a página do Foro no site da piauí. Toda semana, lançamos no YouTube o Foro Privilegiado, um teaser com os bastidores do episódio da semana.
>Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky
Coordenação geral: Paula Scarpin
Direção: Mari Faria
Edição: Évelin Argenta e Tiago Picado
Produção: Marcos Amorozo
Apoio de produção: Clara Rellstab
Produção musical, finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Carvall
Teaser (Foro Privilegiado): Mari Faria
Distribuição: Marcos Amorozo
Coordenação digital: Kellen Moraes e Juliana Jaeger
Checagem: Marcella Ramos e João Felipe Carvalho
Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí