O Foro de Teresina desta semana começa analisando os achados da nova rodada de pesquisas eleitorais, com Lula e Bolsonaro à frente; em seguida, discute a estratégia de Marina Silva para aproveitar a repercussão do confronto com Bolsonaro no debate da Rede TV!; por fim, o assunto são os desdobramentos do conflito entre brasileiros e venezuelanos na fronteira de Roraima.
Excepcionalmente, este episódio do Foro é apresentado por Malu Gaspar e conta com a participação de Carol Pires, ex-repórter da piauí, colunista do New York Times em espanhol e mestre em política latino-americana pela Universidade Columbia.
Bloco 1: A eleição se polariza
As pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas nos últimos dias mostram uma disputa cada vez mais polarizada entre Lula e Bolsonaro, petistas e antipetistas. O futuro da eleição vai depender da capacidade de Lula de transferir votos para Haddad – ou Andrade, como tem sido chamado por parte do eleitorado nordestino.
Bloco 2: Marina acorda para a disputa
O confronto com Bolsonaro sobre direitos da mulher no debate presidencial da RedeTV! rendeu a Marina Silva visibilidade inédita na campanha. A questão, agora, é se ela conseguirá aproveitar o embalo para crescer no eleitorado feminino e garantir um lugar no segundo turno, e é isso o que o Foro discute neste bloco.
Bloco 3: A crise de Roraima
Os ataques de brasileiros contra imigrantes venezuelanos em Roraima evidenciaram a inépcia do governo federal para lidar com o fluxo migratório no estado. A crise local, que deveria ser abordada pelo viés humanitário, tornou-se objeto de disputa política – e pode reverberar nas eleições deste ano.
Quer ouvir os episódios anteriores? Clique aqui.
Você também pode ouvir o podcast em outras plataformas:
Está tendo dificuldades para ouvir o podcast? Confira o nosso guia.
Ficha técnica:
Apresentação: Malu Gaspar, José Roberto de Toledo e Carol Pires
Direção: Paula Scarpin
Produção: Luiza Miguez, Luigi Mazza e Mari Faria
Edição: Filipe Di Castro
Finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Paula Cardoso
Distribuição: Kellen Moraes, Luigi Mazza e Yasmin Santos
Gravado no estúdio da Rádio Batuta, no Instituto Moreira Salles