Presos, desmonetizados ou indiciados, aliados fiéis de Bolsonaro vão sendo largados no caminho pelo presidente. As consequências desse comportamento são o tema do primeiro bloco do Foro de Teresina. Em seguida, Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Ana Clara Costa (Thais Bilenky curte merecidas férias) destrincham a estratégia da CPI da Pandemia e avaliam até onde ela pode chegar. No terceiro bloco, o trio vai a Cabul, passa pelos Estados Unidos e dá uma paradinha na China para discutir o fim do império americano.
Bloco 1: Só falta ficar nu (04:07)
Em pesquisa divulgada pelo Ipespe na terça (17), a reprovação do governo Bolsonaro chegou ao recorde de 54%, num contexto de desgaste e derrotas políticas do presidente. Em reação, Bolsonaro ameaçou pedir o impeachment dos ministros do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso – ambos assinam inquéritos nos quais o presidente é citado. Moraes mandou prender o ex-deputado Roberto Jefferson, aliado político de Bolsonaro. Outros aliados do presidente foram chamados a responder publicamente e/ou juridicamente por divulgação de informações falsas.
Bloco 2: Será que vai dar em pizza? (20:48)
O relatório final da CPI da Pandemia deve ser entregue na segunda quinzena de setembro. A principal descoberta da Comissão foi o esquema de corrupção na compra de vacinas envolvendo integrantes do Ministério da Saúde. Na quarta-feira (18), foi revelado que o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) fez lobby para inclusão de empresas do setor veterinário na produção de vacinas e atuou como intermediário em negócios com a empresa privada Precisa Medicamentos. A Precisa está no cerne das investigações, e o principal sócio da empresa, Francisco Maximiano, prestou depoimento aos senadores.
Bloco 3: Cemitério de impérios (38:19)
Depois da desastrosa saída das tropas americanas do Afeganistão, no começo da semana, o grupo extremista Talibã assumiu o controle do país. Afegãos protagonizam cenas de desespero ao tentar deixar o país. A manobra americana anunciada por Joe Biden acontece vinte anos depois da invasão que tinha como principal objetivo capturar o terrorista Osama Bin Laden. O resultado dessa política tem sido comparado à derrota americana na Guerra do Vietnã, em 1975.
> Links citados neste episódio:
A reportagem com a denúncia do Ministério Público Federal contra o blogueiro Allan dos Santos por ameaça aos ministros do STF;
A reportagem de Ana Clara Costa para o site da piauí que expõe a influência de Flávio Bolsonaro em negócios com o dono da Precisa Medicamentos;
A reportagem de Lianne Ceará para o site da piauí que mostra a diferença na proporção de idosos vacinados no Brasil e nos Estados Unidos;
O artigo de Lucas de Abreu Maia que analisa a saída dos Estados Unidos do Afeganistão como o fim do império americano.
*
O Foro de Teresina tem novos episódios sempre às sextas, a partir das 11 horas. Você encontra o podcast em tocadores como Spotify, Apple Podcasts, Deezer, Google Podcasts, Cast Box e Amazon Music buscando pelo nome do programa, ou pode acessar a página do Foro no site da piauí. Toda semana, lançamos no YouTube o Foro Privilegiado, um teaser com os bastidores de cada episódio.
>Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Ana Clara Costa
Coordenação geral: Paula Scarpin
Direção: Mari Faria
Edição: Évelin Argenta e Tiago Picado
Produção: Marcos Amorozo
Apoio de produção: Claudia Holanda
Produção musical, finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Carvall
Teaser (Foro Privilegiado): Mari Faria
Distribuição: Marcos Amorozo
Coordenação digital: Kellen Moraes e Juliana Jaeger
Checagem: João Felipe Carvalho
O Foro de Teresina foi gravado no Estúdio Rastro.
Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br