Ilustração de Carvall
Foro de Teresina #167: Bolsonaro ressuscita Temer
O podcast de política da piauí discute os principais fatos da semana
O Foro de Teresina desta semana tem um só assunto tratado sob diferentes perspectivas: o Sete de Setembro de Jair Bolsonaro. Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Ana Clara Costa falam dos atos de apoio ao governo e dos pronunciamentos do presidente em Brasília e São Paulo. Também comentam as reações do Judiciário e do Congresso, os desdobramentos para 2022 e, claro, falam sobre a “Declaração à Nação”, carta assinada pelo presidente Jair Bolsonaro e redigida pelo ex-presidente Michel Temer.
Bloco 0: Temer, o guarda-costas
Na quinta, 9, Bolsonaro divulgou a “Declaração à Nação”, na qual afirma que nunca teve “intenção de agredir quaisquer dos poderes”. A publicação foi atribuída a um conselho do ex-presidente Michel Temer, responsável também por redigir o texto, e a manobra levou a equipe do Foro de volta ao estúdio.
Bloco 1: A setembrada
Na terça-feira, feriado da Independência do Brasil, foram registrados atos de apoio a Bolsonaro em 179 cidades e manifestações contra o governo em 84 cidades. O presidente foi aos atos de Brasília e São Paulo e escolheu a Avenida Paulista como palco de sua declaração mais agressiva até agora: disse que não respeitará as decisões judiciais do ministro do STF Alexandre de Moraes.
Bloco 2: O dia seguinte
Na quarta-feira, 8, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, fez um discurso anódino cobrando a discussão de problemas como o desemprego e a inflação. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, cancelou as sessões da semana na Casa. E o presidente do STF, ministro Luiz Fux, abriu a sessão do Tribunal dizendo que o desprezo às decisões judiciais é crime de responsabilidade que deve ser analisado pelo Congresso. O mercado reagiu com a queda da bolsa e a maior alta do dólar em mais de um ano.
Bloco 3: Eleição ou golpe
O PSDB convocou uma reunião extraordinária da Executiva do partido para discutir o impeachment de Bolsonaro, o que desagradou parte dos tucanos alinhados com o governo e expôs, mais uma vez, os rachas no partido. O MBL tenta arregimentar apoiadores para um ato no sábado, 12, contra o governo.
> Links citados neste episódio:
A entrevista do ex-presidente Michel Temer à jornalista Eliane Cantanhêde, que explica como Bolsonaro pediu ajuda ao emedebista;
A coluna de Lauro Jardim em O Globo, que aponta o marqueteiro Elsinho Mouco como autor da nota oficial divulgada por Bolsonaro;
A entrevista do professor de filosofia da Unicamp e presidente do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), Marcos Nobre, à Folha de S.Paulo;
A reportagem que conta o tumulto provocado por manifestantes bolsonaristas na entrada do Ministério da Saúde;
A seção =igualdades do site da piauí dimensionando o tamanho das polícias militares no Brasil.
*
O Foro de Teresina tem novos episódios sempre às sextas, a partir das 11 horas. Você encontra o podcast em tocadores como Spotify, Apple Podcasts, Deezer, Google Podcasts, Cast Box e Amazon Music buscando pelo nome do programa, ou pode acessar a página do Foro no site da piauí. Toda semana, lançamos no YouTube o Foro Privilegiado, um teaser com os bastidores de cada episódio.
>Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Ana Clara Costa
Coordenação geral: Paula Scarpin
Direção: Mari Faria
Edição: Evelin Argenta e Tiago Picado
Produção: Marcos Amorozo
Apoio de produção: Claudia Holanda e Marcelle Darrieux
Produção musical, finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Carvall
Teaser (Foro Privilegiado): Mari Faria
Distribuição: Marcos Amorozo
Coordenação digital: Kellen Moraes e Juliana Jaeger
Checagem: João Felipe Carvalho
O Foro de Teresina foi gravado no Estúdio Visom Digital.
Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí