Fernando de Barros e Silva, Thais Bilenky e José Roberto de Toledo comentam o aumento da inflação e da taxa básica de juros enquanto o governo propõe uma gambiarra econômica para lançar o Auxílio Brasil. O episódio também trata dos desdobramentos da entrega do relatório da CPI à Procuradoria-Geral da República e da live do presidente tirada do ar pelas plataformas digitais. E, por fim, Bernardo Esteves se junta ao time do Foro de Teresina para comentar o papel do Brasil na COP26.
Bloco 1: Cai, não cai. Fura, não fura (03:59)
O Banco Central revisou a taxa básica de juros do país (Selic) em 1,5%, a maior elevação em vinte anos. A medida é uma tentativa de conter a inflação, já que o governo aposta no aval do Congresso para furar o teto de gastos e, assim, custear o Auxílio Brasil. O dinheiro que seria usado para pagar a dívida dos precatórios deve ser desviado para pagar os 400 reais a cerca de 17 milhões de beneficiários.
Bloco 2: Derrubado, pelo menos nas redes (22:08)
O relatório final da CPI da Pandemia recomendou o indiciamento de oitenta pessoas, entre elas Jair Bolsonaro. Com isso, o futuro do presidente pode estar nas mãos do Procurador-Geral da República, Augusto Aras, e do ministro do STF Alexandre de Moraes. Na tentativa de desviar o foco sobre o relatório na imprensa e nas redes sociais, o presidente fez uma live em que associou a vacina contra a Covid-19 ao vírus da Aids. O descalabro foi tamanho que dias depois as plataformas derrubaram o vídeo.
Bloco 3: Pedalada ambiental (34:26)
No domingo (31), começa a COP 26, Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, em Glasgow, na Escócia. O evento deve discutir novas metas de redução da emissão de gases poluentes para limitar o aquecimento do planeta em 1,5°C. O Brasil, visto hoje como pária no assunto, vai ser cobrado pela atual política ambiental e pelas manobras que vem fazendo para tentar descumprir as metas propostas no Acordo de Paris.
> Links citados neste episódio:
A coluna Painel da Folha de S.Paulo relatando o evento em que Paulo Guedes chamou Marcos Pontes, ministro da Ciência e Tecnologia, de “burro”;
A entrevista de Marcos Nobre, presidente do Cebrap, à Folha de S.Paulo;
A reportagem de Bernardo Esteves para a piauí_160 que explica como o algoritmo do YouTube leva os usuários a canais com teorias da conspiração e vídeos enganosos;
A reportagem de Bernardo Esteves para o site da piauí explicando por que o Programa Nacional de Crescimento Verde não tem efetividade;
O relatório do Observatório do Clima mostrando que o Brasil, na contramão do mundo, aumentou a emissão de gases do efeito estufa durante a pandemia.
*
O Foro de Teresina tem novos episódios sempre às sextas, a partir das 11 horas. Você encontra o podcast em tocadores como Spotify, Apple Podcasts, Deezer, Google Podcasts, Cast Box e Amazon Music buscando pelo nome do programa, ou pode acessar a página do Foro no site da piauí. Toda semana, lançamos no YouTube o Foro Privilegiado, um teaser com os bastidores de cada episódio.
>Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo, Thais Bilenky e Bernardo Esteves
Coordenação geral: Paula Scarpin
Direção: Mari Faria
Edição: Evelin Argenta e Tiago Picado
Produção: Marcos Amorozo
Apoio de produção: Bárbara Rubira
Produção musical, finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Carvall
Teaser (Foro Privilegiado): Mari Faria
Distribuição: Marcos Amorozo
Coordenação digital: Juliana Jaeger
Checagem: João Felipe Carvalho
Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br